Publicado em 28/04/2022 às 10h
por Redação
A transferência operacional do terminais de ônibus Pirituba, Lapa e Vila Nova Cachoeirinha, integrantes do bloco noroeste da licitação municipal, à iniciativa privada terá início em breve.
Para garantir que, durante a passagem de bastão”, a mudança administrativa não prejudique os usuários, a Prefeitura de São Paulo criou um Comitê de Transição composto por representantes da SPTrans e do Consórcio Terminais Noroeste, o vencedor da licitação. A criação da comissão foi publicada no Diário Oficial do Município da última quarta, 27 de abril. Segundo a administração municipal, o principal objetivo do comitê é minimizar possíveis impactos negativos sobre o funcionamento dos terminais.
Durante o período de transição (de até 90 dias), a comissão terá papel importante no compartilhamento de dados ligados a assuntos como operação, administração, manutenção, vigilância e limpeza. Após os 90 dias, o Consórcio Terminais Noroeste, que tem a empresa Socicam como líder, assumirá oficialmente a gestão dos equipamentos.
Responsabilidades
Com a concessão, a concessionária ficará responsável pela gestão, administração e conservação dos equipamentos que compõem o bloco noroeste pelos próximos 30 anos, tendo como contrapartida o direito à exploração comercial. Ainda de acordo com o edital, caberá à empresa requalificar os terminais, promovendo melhorias em cada um deles. O contrato firmado com a Prefeitura é no valor de $ 1,8 bilhão.
Bloco noroeste
Além de Pirituba e Lapa, o bloco Noroeste é composto pelos terminais Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Pinheiros, Princesa Isabel e Vila Nova Cachoeirinha, bem como os pontos de parada. O corredor Pirituba/Lapa/Centro também faz parte do pacote.
Adicione Comentário