Publicado em 07/05, às 13h50
por Redação
O governo de São Paulo enviou um primeiro lote de donativos às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Mais de 13 toneladas de suprimentos essenciais foram enviados, incluindo água potável, colchões, cobertores, 25 antenas para conexão via satélite e nove geradores de energia elétrica, visando auxiliar no restabelecimento da comunicação e do fornecimento de energia elétrica nas áreas impactadas. Os donativos partiram do Aeroporto de Congonhas com destino a Caxias do Sul em um voo da Gol.
Desde domingo, o Fundo Social de São Paulo e a Defesa Civil têm recebido doações para as vítimas das chuvas. As doações prioritárias são água potável e produtos de limpeza e higiene, e podem ser feitas no depósito do Fundo Social, localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré, das 8h às 17h, ou nos postos do Poupatempo. A população pode ajudar também com trabalho voluntário.
Mais de 1.900 atendimentos já foram realizados por equipes de São Paulo na região, incluindo resgates e transporte de suprimentos. Neste quinto dia de atividades, o helicóptero Águia 33 foi acionado para realizar a remoção de um paciente com síndrome metabólica rara para um hospital em Porto Alegre. Ele estava em Camaquã, cidade a mais de 130 quilômetros da capital gaúcha. A utilização de UTI aeromédica foi fundamental para a continuidade do tratamento ao paciente. As outras duas aeronaves paulistas que estão no Rio Grande do Sul realizaram o transporte de cerca de 300 quilos de alimentos e 720 litros de água para as regiões mais afetadas pelas enchentes.
A partir desta terça-feira (7), o Conselho de Gestores de Defesa Civil (Congepdec) se une às autoridades gaúchas para instalar na cidade de Santa Cruz do Sul, na região do Vale do Taquari, um gabinete para gerenciar as ações de logística humanitária, gestão de abrigos temporários e acolhimento de pessoas.
São mais de 60 agentes no socorro à população gaúcha, entre bombeiros, enfermeiros, médicos, geólogos e militares, além do apoio de dois cães farejadores. Na segunda-feira, 40 profissionais da Sabesp partiram para o estado gaúcho. São 14 eletricistas, 14 mecânicos, seis agentes de saneamento e seis motoristas que atuarão diretamente na recuperação das infraestruturas de abastecimento danificadas pelas cheias.
Também foram enviados ao Rio Grande do Sul sete veículos de tração 4×4 com equipamentos, ferramentas e materiais diversos, além de um furgão-oficina. Seis caminhões-tanque também serão encaminhados para ajudar na distribuição de água potável em Porto Alegre.
Outras informações sobre as doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul podem ser acessadas no site fundosocial.sp.gov.br, nos perfis oficiais do Fundo Social em redes sociais ou pelos telefones (11) 2193-6979 e (11) 3238-3944.
Adicione Comentário