REGIONAL

Centro de Integração de Educação e Saúde começa a funcionar em Pirituba

Publicado em 25/10/2021 às 08h

Via SECOM (Secretaria Especial de Comunicação)

Estrutura terá capacidade para realizar cerca de 20 mil atendimentos especializados por mês na Zona Oeste

A população da capital passa a contar a partir desta segunda-feira (25) com os serviços do Centro de Integração de Educação e Saúde (Cies) Pirituba. O equipamento, viabilizado em um convênio entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Cies Global, é o 13º nesse formato na cidade de São Paulo. A unidade dispõe de uma carreta cirúrgica de 110m² e 20 contêineres localizados em uma área de fácil acesso, próximo ao mercado municipal de Pirituba.

Durante a inauguração, o prefeito Ricardo Nunes destacou o esforço para zerar as filas de espera na área da Saúde da capital “Estamos iniciando mais uma semana com grandes avanços para a área da Saúde, neste momento de estabilidade sanitária que nos permite retomar as consultas, cirurgias e exames, que é algo fundamental para os moradores da cidade e este é um equipamento muito importante que temos para esta ação”, disse o prefeito.

Com um formato popularmente conhecido como “Carreta da Saúde ou Hospital Móvel”, o Cies Pirituba funciona como um hospital dia, com 30 médicos realizando consultas e exames em sete especialidades: angiologia, cardiologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e radiologia.

São oferecidos ainda uma série de procedimentos, como endoscopia digestiva alta e colonoscopia, eletroneuromiografia, escleroterapia não-estética, ecocardiografia, ultrassonografia e doppler, nasofibroscopia e cirurgias de catarata e de pterígio.

A estrutura física conta com 33 salas, entre espaços de atendimento, administração, acolhimento, exames, enfermagem, setores cirúrgicos, banheiros, copa, rouparia e abrigo de resíduos. Inicialmente, serão cerca de 13 mil atendimentos por mês na fase de implantação. Em pleno funcionamento, a capacidade total será de 20 mil atendimentos mensais.

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 12h, com o último agendamento para as 11h. Todos os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio via Sistema Integrado de Gestão de Atendimento (Siga). Ou seja, o Cies atende aos encaminhamentos de outros equipamentos de saúde da rede municipal.

Além da equipe médica, o centro tem uma equipe multiprofissional formada por 17 técnicos em enfermagem, três enfermeiros, um auxiliar de farmácia, 22 funcionários administrativos, seis auxiliares de limpeza e a supervisora da unidade.

Para viabilizar o equipamento estruturado em terreno da Prefeitura de São Paulo, foram investidos R$ 5 milhões com apoio de parceiros. O custo operacional mensal é de aproximadamente R$ 850 mil, despesa de competência do Cies Global, uma instituição sem fins lucrativos que oferece à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com gestores públicos, acesso a procedimentos médicos de média complexidade, com atendimento totalmente gratuito, humanizado e de qualidade.

 

Imagem: Reprodução/CIES Global

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Foro di Traiano
  • Il jiardino
  • Piave
  • Fiumicino
  • Cittadinus & the bike cargo
  • Barock Spiegel
  • Big time
  • Convey
  • la magicienne quadridactyle