Publicado em 19/07/2021 às 10h50
Via Diário do Transporte
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da prefeitura de São Paulo adiou para o dia 21 de julho de 2021, às 10h, a Sessão Pública de entrega dos Envelopes da licitação destinada à contratação de empresa especializada em serviços de engenharia para a construção/implantação de 33,13 km de Ciclovias e Ciclofaixas.
As vias dedicadas às bicicletas terão pavimento de concreto armado e em pavimento de concreto asfáltico. O objetivo é permitir “a melhor trafegabilidade e segurança dos meios de transportes ativos tais como: bicicletas, patinetes e os demais, gerando conforto e segurança aos usuários do Sistema Cicloviário da Cidade de São Paulo”, informa o edital.
A Sessão foi realizada nessa sexta-feira (16), mas teve de ser interrompida em função de alguns pedidos de esclarecimentos recebidos e que não foram respondidos e publicados no Diário Oficial de Cidade, como determina o Edital.
A Ata dessa sessão foi publicada na edição deste sábado, 17 de julho, do Diário Oficial da Cidade.
Como informa o termo de referência da licitação, a Meta 41 do Programa de Metas da Prefeitura traz a iniciativa de implantar 300 km de estruturas cicloviárias no período de 2021 – 2024. A licitação visa, portanto, atender a estes objetivos.
As ciclovias/ciclofaixas a serem implantadas estão divididas em 2 lotes; O 1º lote prevê a implantação de 18,96 km e o 2º lote de 14,18 km, totalizando 33,13 km.
A Concorrência será do tipo menor preço por Lote, sob a forma de execução indireta, no regime de empreitada por preço unitário.
Prazo de Execução: 120 dias a contar da emissão da ordem de serviços.
O valor estimado para a execução do LOTE 1 é de R$ 7.419.704,47.
Para o LOTE 2 o valor estimado é de R$ 8.483.194,30, ambos na data-base de janeiro/2021 (sem desoneração).
Na justificativa do certame, a prefeitura alega que a implantação de ciclovias na cidade de São Paulo “atende à reivindicação da população no que se refere à oferta de novas opções de lazer e, sobretudo, de um sistema viário para bicicletas eficiente, seguro e integrado com a rede de transporte público metropolitano”. Continua o texto: “É ainda, consoante às políticas públicas de contribuição e incentivo ao desenvolvimento da mobilidade sustentável na cidade de São Paulo, que reconhece a bicicleta como um meio de transporte econômico, não poluente e capaz de contribuir para a diminuição da circulação de veículos particulares”.
Veja a descrição e localização dos equipamentos:
LOTE 02
Ciclovia/ciclofaixa Raimundo Pereira de Magalhães: Com aproximadamente 2.120 metros de comprimento, a ciclovia conectará a Av. Gal. Edgar Facó até o Terminal Pirituba, passando pelas Ruas Manoel Barbosa; Av. Cabo Adão Pereira; Av, Miguel de Castro e Av. Raimundo Pereira de Magalhães.
Ciclovia/ciclofaixa Gastão Vidigal: Com aproximadamente 1.400 metros de extensão, a Ciclovia Gastão Vidigal conectará as ciclovias existentes na Ponte dos Remédios e Avenida Gastão Vidigal. Seu trajeto contempla a Avenida Dr. Gastão Vidigal, partindo da esquina da Rua Mergenthaler, passando pelo Viaduto e prossegue até a Rua Silva Airosa.
Ciclovia/ciclofaixa Ponte Freguesia do Ó: Esta ciclovia compreende a Avenida Comendador Martinelli, desde a Praça Pedro Corazza, passando a Ponte da Freguesia do Ó, até o encontro da Av. Comendador Martinelli com as Ruas Miguel Casagrande e Rua Dr. Freire Cisneiro. Apresenta aproximadamente 1.000 metros de extensão.
Ciclovia/ciclofaixa Av. Mutinga: Esta ciclovia conectará a Av. Raimundo Pereira de Magalhães e a Av. do Anastácio. Seu traçado apresenta aproximadamente 1.531 metros de extensão e passa pela Av. Raimundo Pereira de Magalhães e Av. Mutinga.
Imagem: Reprodução/Freepik
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