REGIONAL

Comunidade escolar da EMEF Philó transforma área abandonada em Perus em “eco praça” com apoio da USP

Publicado em 10/02/2023 às 9h10

por Redação

Professores, gestores e alunos da EMEF Professora Philó Gonçalves dos Santos, em Perus, unidade ligada à DRE Pirituba/Jaraguá, se uniram para fazer a diferença pela região, a começar pelo entorno da escola. Havia ali perto, atrás da EMEF, uma área verde “abandonada”, que era utilizada para descarte de lixo e entulho. Numa conversa entre professores e gestores da unidade surgiu o ímpeto de transformar o terreno em parque, um projeto que passaria a contar com o apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP) e que, desde o início, tem mobilizado a comunidade escolar da EMEF. Dessa união de interesses e sonhos nasceu a “Eco Praça Philó”.

Foto: Reprodução/SME

A iniciativa tem como objetivo ampliar o espaço da unidade para uma área verde com mais de 14 mil/m², tendo como princípio a acessibilidade universal. A ideia é implementar no local espaços lúdicos, de criação e lazer, como quadras, parque, pista de skate, jardim de chuva, antiteatro, árvores, parede de escalada, horta pedagógica, solar e até composteira. “O que eu quero com o parque é inspiração para que a comunidade e os jovens de periferia vejam que a periferia tem sim o poder de mudar, de impulsionar, de criar as coisas”, destaca o estudante Arthur Amparo dos Santos, do 9º ano.

Para marcar a criação da praça, uma pedra fundamental foi colocada na área verde pelos alunos, que também enterraram cápsulas do tempo em um evento com as famílias e comunidade. O terreno já conta com mesas e bancos de madeira, jardim sensorial com amoreiras, rosas dos ventos de garrafas PET e pluviômetro caseiro para verificar a quantidade de chuva. “ A Eco Praça Philó é, por si só, a essência de um espaço pedagógico e de formação. É também a concretização do discurso teórico na prática, pois une conhecimento à sua produção e dá significado ao que se aprende”, pontua o professor Claudine Mendes.

Os professores da FAU, Euler e Ana Cecília, acompanhados pelo coordenador pedagógico da EMEF Philó. Foto: Reprodução/SME

Parceria com a USP

A parceria com a FAU surgiu, a princípio, de um intenso diálogo entre a escola e os professores Euler Sandeville e Ana Cecília de Arruda. Eles lançaram uma disciplina optativa na FAU chamada “Projeto de Praça Urbana”, na qual trabalharam a construção do projeto de forma participativa, com o apoio dos estudantes e professores da EMEF. Daí em diante, foram realizadas reuniões online e presenciais, oficinas, levantamento de possibilidade para a praça e até um intercâmbio entre docentes e estudantes da Philó e da FAU. Dentro desse processo participativo, estudantes da USP apresentaram o projeto final em agosto de 2022. E foi criada mais uma disciplina de extensão para continuar ajustando o projeto da Eco Praça. Além da parceria com a USP, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e da Subprefeitura de Perus, que fez a doação do terreno onde pretende-se construir a praça.

Alunos apresentam a planta do projeto. Foto: Reprodução/SME

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Pink tiger tomatoes
  • Sandra
  • Supra
  • Marcadet
  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double