Publicado em 05/06/2023 às 9h50
por Redação
Após idas e vindas em torno da concessão do Rodoanel Norte à iniciativa privada, o Governo de São Paulo conseguiu concretizar o leilão em março deste ano. Porém, de lá para cá, a construtora Via Appia, que venceu a licitação, ainda não assumiu oficialmente a obra, que está paralisada desde 2018. A expectativa é que a retomada aconteça em breve, ainda este ano, mas a um custo bem maior do que o planejado inicialmente. O custo do anel viário saltou de R$ 7,2 bilhões para R$ 12,9 bilhões, de acordo com o cálculo do Radar Brasil, iniciativa da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).
Custo alto e entrega atrasada
Com 85% das obras concluídas, o Rodoanel Norte não poderia ser esquecido pelo governo paulista, mas é igualmente impossível ignorar o fato que o projeto ficou 79% mais caro. Além disso, vale lembrar que o trecho deveria ter sido entregue em 2016, mas problemas de superfaturamento e corrupção esvaziaram seus canteiros. A previsão mais otimista, assinalada pelo governador Tarcísio de Freitas, coloca a entrega do Rodoanel para em julho de 2026. Assim que o contrato for assinado, a Via Appia ficará responsável pela conclusão das obras, bem como pela operação, administração e manutenção do Rodoanel Norte pelos próximos 31 anos. O investimento total para a retomada e conclusão do trecho norte é de R$ 3 bilhões, de acordo com o governo paulista, sendo R$ 2 bilhões pela Via Appia e R$ 1 bi do Estado.
Essas cifras incluem ainda a correção de 59 falhas apontadas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) numa auditoria realizada em 2020. Entre os problemas encontrados estão túneis com infiltrações, pilares desaprumados, revestimentos trincados, além de rupturas e erosões.
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