REGIONAL

Polêmica na Leopoldina: Parque Orlando Villas-Bôas não tem área contaminada

Último relatório da Cetesb atesta que fase 1 da área pode ser aberta ao público

Publicado às 11h

Cristina Braga

Fechado pelo Ministério Público de São Paulo, em 2012, o Parque Orlando Villas-Bôas, na Vila Leopoldina, tem entre os moradores do entorno apoio para que seja reaberto à população. A medida de segurança foi tomada devido às suspeitas de contaminação do solo. Abaixo-assinado em prol da reabertura do parque na Associação Comercial de São Paulo distrital Oeste, na Lapa, já contabiliza perto de quatro mil assinaturas. Na área de 67 mil m² já funcionou uma unidade de tratamento de esgoto da Sabesp por 30 anos.

O mais recente parecer feito pela Cetesb, de junho de 2018, indica que na fase 1 de implantação do Parque Orlando Villas-Bôas, definida num perímetro de 67.902 m² “não há qualquer impedimento para a abertura, liberando o acesso ao público sem restrições”, diz Maria Cecília da Costa Martins, gerente da Agência Ambiental de Pinheiros da Cetesb.

Já para as outras fases (2, 3 e 4), a Prefeitura de São Paulo necessitará aprofundar a investigação e apresentar plano de intervenção que deverá definir o uso futuro do espaço. A fase 2 da implantação do parque refere-se à área da Sabesp a ser desapropriada, que compreende 93 mil m². Já a terceira fase, de 44.498 m2 não contará com desapropriação e a quarta refere-se ao terreno de 60.692 m² da ex-usina de compostagem.

Abertura do Parque Orlando Villas-Bôas

A Cetesb deverá informar a conclusão do entendimento da abertura do terreno da fase 1 à Sabesp, dona de parte do terreno que tem um TPU (Termo de Permissão de Uso) com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SMVA). Já a Secretaria do Verde deverá posteriormente acionar o Judiciário, cabendo ao Ministério Público a reconsideração ou não da liminar concedida anteriormente.

O vereador Gilberto Natalini (PV) criou o Parque Orlando Villas-Bôas (Lei no 14.686) em 2008 e já salientou que é preciso derrubar em primeiro lugar a liminar, daí a força do abaixo-assinado e retomar o parque realizando esforços conjuntos do poder público com a população.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio