Publicado às 9h20
Folha de SP
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (5) um projeto de despoluição completa dos rios Pinheiros e Tietê, dois importantes cursos d’água totalmente poluídos que cortam a capital paulista e parte da região metropolitana.
Segundo Doria, o rio Pinheiros estará completamente limpo até dezembro de 2022, último ano de seu mandato. Já os trabalhos no rio Tietê vão demandar oito anos, pela complexidade e envolvimento de outras cidades na ação, como Guarulhos.
Todos os ex-governadores da história recente de São Paulo já anunciaram medidas de despoluição dos rios, mas os projetos apresentados não foram concluídos.
“Eu não quero fazer juízo [de valor] sobre os meus antecessores. Eu sou um governador que cumpre a palavra e faz”, disse Doria aos jornalistas.
Doria não disse quanto será preciso investir para limpar os rios, mas destacou que parte dos recursos já está prevista em orçamento, e que a outra parte será bancada “pela concessão de algumas áreas para exploração do transporte turístico de passageiros aqui no rio Pinheiros”, afirmou.
O processo de despoluição vai demandar uma série de intervenções, disse Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, pasta que estará à frente da operação de despoluição.
“Já temos um pregão aberto para contratar uma empresa que fará o desassoreamento do Pinheiros. Também estamos estudando a colocação de redes de retenção para conter o lixo lá nos córregos que deságuam aqui [Pinheiros], e revitalizando as margens”, explicou.
Penido também contou que testa a eficiência de um tipo de estação compacta que pode ser implantada em diferentes trechos dos rios para tratar o esgoto. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é a responsável pela iniciativa.
Para Doria, será preciso atacar o despejo clandestino de esgoto e contar com o apoio da população para jogar lixo no lugar certo. “O maior lixo de superfície concentrado nos rios é de uso doméstico. É preciso mais cidadania”.
Doria escolheu essa quarta como data para o anúncio porque é quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O pontapé do projeto de despoluição do Pinheiros foi dado nas proximidades da Usina de Traição, edificação dos anos 1940 que Doria pretende transformar em ponto gastrônomico e turístico nas margens do rio e que será concedida à iniciativa privada. “Será o nosso PuertoMadero paulistano”, disse o governador.
Puerto Madero é um dos bairros mais descolados de Buenos Aires. Tem um porto às margens do rio da Prata com bares e restaurantes. O espaço é um importante ponto turístico da capital argentina.
O governador também pôs em funcionamento dois barcos coletores de resíduos flutuantes, que navegarão pelas águas do Pinheiros recolhendo todo tipo de lixo nos próximos 30 dias.

Adicione Comentário