REGIONAL

Grupo realiza protestos contra gestora do Tendal da Lapa

Conflitos geram dúvidas sobre o uso do Espaço Cultural

Publicado às 11h30

Por Cristina Braga

Em menos de uma semana, duas manifestações ocorreram contra a gestora do Tendal da Lapa, Bel Toledo, em frente ao espaço cultural situado ao lado da Prefeitura Regional Lapa. A primeira aconteceu no dia 9, quinta-feira, e a segunda, no último dia 11, sábado. Na ocasião, foram exibidos cartazes sobre a má conduta da gestora, culminando num abraço simbólico.

Segundo Flávia Maia, do Conseg Lapa, ela impede a entrada dos moradores, dificultando o acesso às oficinas. “Vimos, também, baladas e venda de bebidas alcoólicas para menores. Temos vídeos documentando essa movimentação. Essa pauta está desde novembro no Conseg e já chegou ao Ministério Público”, afirma. Na última segunda, 13, o Conseg Lapa criou uma comissão de moradores e oficineiros para que a gestora explique, por meio de um documento preparado pela entidade, o destino das verbas de emendas parlamentares e o motivo do cancelamento das oficinas.

Reivindicando direitos

Liliane, professora “taturana” de capoeira do grupo GGBC (Centro Cultural Grupo Guerreiros do Brasil) – que há dez anos realiza trabalho voluntário com crianças, jovens e adultos no espaço -, conta que, desde a gestão da atual coordenadora, o grupo está sendo impedido de treinar.

Resposta

Em nota, Bel Toledo afi rma “iniciar, de fato, uma reforma no espaço e, nesse período, algumas atividades, como dança cigana, canto, violão, capoeira, meditação e tai chi, foram para outros espaços – previamente negociados com todos os envolvidos”. Segundo ela, a capoeira do Mestre Nenê concordou com a mudança e se dirigiu para o
Pelezão. Já a do Mestre Pantera discordou e “quis impor a utilização do espaço em horário definido de maneira diferente do organizado pela administração”. “O espaço é público, todos podem usar, mas existem regras
de utilização que devem ser respeitadas.”

Ao final, destacou que “a gestão tem se empenhado em tornar o local mais democrático e ativo”, tendo como foco “o fim de privilégios e direitos adquiridos que não são cabíveis em espaços públicos”.

Para esta quinta-feira, 23, Flavia publicou em suas redes sociais a convocação para mais um protesto. Veja:

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch