REGIONAL

Jaraguá: Cultura e promoção da saúde indígena ganham visibilidade em evento anual

O 7º Dia da Beleza Indígena, aberto aos visitantes, mostrou a cultura do povo que da Terra do Jaraguá, atendido pela UBS Aldeia

Publicado às 13h

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte e da Aldeia Jaraguá-Kwarãy-Djekupé (STS) Pirituba promoveram nesta quarta-feira (26/06) o Dia da Beleza Indígena. O evento é anual, com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e os indígenas atendidos pela UBS Aldeia Indígena do Jaraguá.

A programação teve dança, desfile, música e artesanato que atraíram mais de 600 pessoas. Houve também palestras sobre alimentação saudável, com a nutricionista Roselei Strassburger; exposição de artesanato feito pelos índios da Aldeia e degustação do Mbaipy (culinária dos guaranis) ; apresentações da dança Xondaro que possui um papel múltiplo: luta, dança e canto para desenvolver o equilíbrio do corpo e saúde e da banda Teko Porá.

Outra tradição mantida pelos indígenas do Jaraguá, a prática do arco-e-flecha, também ganhou na festa. O público pôde passar pela experiência de lançar flechas em um alvo de madeira – atividade supervisionada e orientada por experientes locais.

Uma atração à parte foi o desfile das seis Aldeias da região do Jaraguá com roupas confeccionadas pelas indígenas. Os modelos da vez – homens, mulheres e crianças – exibiram toda sua beleza com acessórios, pintura típica facial e corporal e os tradicionais cocares. O ponto alto do desfile foi quando as crianças participaram. O coral formado por crianças e jovens da aldeia cantou em guarani músicas que falam da paz.

Foto: Divulgação

Importância do evento

A coordenadora Regional de Saúde Norte, Teresa Cristina Fenerich de Moraes ressalta que, além de resgatar a riqueza da cultura indígena, o evento promove também saúde e bem-estar para o povo indígena. “O cuidado com o corpo e uma alimentação saudável, resulta no aumento na autoestima e impacta positivamente a saúde. E esta é uma das propostas do Dia da Beleza Indígena.”

A indígena e Agente e Promoção Ambiental Jacileide Martins defende a preservação da cultura. “É uma forma de dar visibilidade a essa tradição, sobretudo de valorizá-la para as crianças guarani.”

O 7° Dia da Beleza Indígena veio ao longo desses anos ganhando importância para os indígenas do Jaraguá e tem um propósito. “Vai muito além da Beleza Indígena, promove o empoderamento da comunidade. Uma Aldeia empoderada e com a estima elevada tem tudo a ver com saúde”, afirma a gestora do PAVS da CRS Norte, Camila Nali.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara Sweet