REGIONAL

Memória: Hospital psiquiátrico Philippe Pinel é reconhecido patrimônio histórico

Localizado em Pirituba, o sanatório completou noventa anos e foi tombado em 2018

Publicado às 10h25

Veja SP – Blog Memória

Inaugurado em 1929 no bairro de Pirituba, na Zona Norte, o Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental Philippe Pinel surgiu por iniciativa do médico Antonio Carlos Pacheco e Silva. Batizado em homenagem ao médico francês Philippe Pinel, foi considerado o hospital psiquiátrico mais moderno da cidade, onde eram atendidos membros da alta sociedade paulistana. Então uma instituição privada, direcionava-se aos “nervosos, psicopatas e toxicômanos”, como dizia um anúncio publicado em edição de 1932 do jornal O Estado de S. Paulo.

Naquela época, reunia cerca de 120 pacientes — havia alguns casos curiosos, como o de um imigrante japonês de 60 anos diagnosticado com “vício em seu trabalho na lavoura”. O pensamento eugenista, comum no princípio do século XX, também levava à internação de homossexuais e de mulheres que apresentavam “interesse excessivo pela leitura”. O sanatório é objeto de uma dissertação de mestrado do linguista Antonio Ackel na Universidade de São Paulo (USP), em que ele analisa prontuários e cartas redigidos até o hospital tornar-se propriedade do estado, em 1944.

Nesse ano, as mulheres passaram a constituir uma grande parcela dos pacientes. Havia até um cassino, utilizado pelos maridos das internadas. Em 1984, o local tornou-se oficialmente de uso misto. A estrutura, que inclui seis pavilhões, o prédio da administração, a biblioteca e antigas residências médicas, foi tombada em 2018 pelo Condephaat, o conselho estadual de preservação do patrimônio histórico. Atualmente o centro emprega 460 funcionários e atende 500 pessoas, entre dependentes químicos e doentes mentais.

Leia também: 

Hospital Philippe Pinel garante atendimento a mães de autistas

Hospital Psiquiátrico Pinel completa 90 anos em Pirituba

Dissertação analisa cartas de pacientes do antigo Sanatório Pinel de Pirituba

Foto: Divulgação

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure