ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Sesc Pompeia abre inscrições para o projeto Prata da Casa

Publicado às 10h45

No ano em que celebra os 20 anos do seu surgimento, o Prata da Casa volta ao palco do Sesc Pompeia para abrir espaço a novos talentos musicais. Nesta nova temporada, os artistas interessados poderão inscrever pelo site sescsp.org.br/pratadacasa, entre os dias 26 de setembro e 03 de outubro, que serão avaliados por uma comissão curatorial do projeto.

Após análise e aprovação, os selecionados se apresentam no palco da Comedoria do Sesc Pompeia, em São Paulo, com shows gratuitos sempre nas noites de terça. Tudo será custeado pelo Sesc, que também oferece orientações para as montagens das apresentações, previstas para começarem nos próximos meses.

Poderão inscrever-se, gratuitamente, artistas, bandas ou grupos brasileiros em início de carreira que tenham trabalhos autorais, contemporâneos e urbanos. Com isso, o Sesc acredita que possam surgir propostas inéditas, com questionamentos estéticos pessoais, influências regionais visíveis e soluções artísticas renovadoras e reveladoras. Ao valorizar a autoria, um novo cenário musical começa a ganhar os palcos e ecoar Brasil afora, com novos nomes, como aconteceu com Barro, Carne Doce, Don L, Felipe Catto e Lucas Santtana.

Desde 1999, o Prata da Casa já recebeu centenas de artistas cujas vozes ecoam até hoje, como Romulo Fróes, Vanessa Da Mata, Karol Conka, Fabiana Cozza, Russo Passapusso, Marcelo Jeneci e Iara Rennó.

Depoimentos

Atração no Prata de 2004, a cantora e jornalista Fabiana Cozza deseja que a nova edição do projeto contribua para o reconhecimento de novos talentos da música brasileira: “foi a primeira oportunidade que eu tive de cantar para um público grande, para uma plateia que já tinha certa frequência no Sesc Pompeia. Isso me marcou, por ser minha estreia em um espaço onde eu desejava muito cantar e em que, depois, tive a oportunidade de me apresentar muitas vezes. Sigo acreditando que o Prata da Casa desvele uma série de talentos que merecem ser conhecidos”.

O cantor e compositor paulistano, Romulo Fróes, atualmente com oito discos solos lançados, participou da 8ª edição do projeto, em 2003, e diz sentir honra e orgulho por fazer parte dessa história de duas décadas. Para ele, quando subiu pela primeira vez no palco do Sesc Pompeia “nem em sonhos mais delirantes poderia imaginar que um dia fosse contribuir no trabalho de ídolos de infância, como Elza Soares” e completa: “tenho certeza que o Prata da Casa já imaginava e tenho certeza que continuará imaginando, dando suporte e condições inigualáveis para um artista em começo de carreira”.

Paulo Aragão, violinista, integrante e fundador do Quarteto Maogani relata que, além de apresentar novos trabalhos à cena musical brasileira, o Prata também possibilita o encontro entre artistas: “o Quarteto Maogani teve oportunidade de participar em 2001 e as lembranças são as melhores possíveis, porque é um projeto que permite que os artistas mostrem seu trabalho para o público. Mas, mais do que isso, é uma oportunidade de intercâmbio: me lembro de que nos apresentamos ao lado de pessoas incríveis da nossa geração, como Chico Pinheiro (guitarrista, compositor e arranjador), e a gente desenvolveu uma amizade que perdura até hoje”.

Foto: Divulgação

Prata da Casa

Depois de um hiato de três anos, o Prata da Casa retoma sua vocação de desbravar o país em busca de músicos de diferentes gêneros, todos nos primeiros passos da carreira. Em duas décadas de história, o projeto, idealizado pela equipe do Sesc Pompeia, foi um dos grandes eventos realizados na reabertura da Comedoria – então chamada de Choperia – em 1999. Já nascia com uma vocação intrínseca ao Sesc Pompeia e ao trabalho cultural aqui realizado: abrir espaço para novos artistas da música brasileira.

Seus curadores, entre eles Mauro Dias (nos anos de 1999,2000, 2001 e 2002), Carlos Calado (2000  -2003), Israel do Vale (2002 e 2003), Lauro Lisboa (2004 -2005), Pedro Alexandre Sanches (2006 -2008), Carlos Bozzo (2005 – 2006), Patrícia Palumbo (2008-2009), Marcus Preto ( 2009 -2010), José Flávio Júnior (2010-2011), Alexandre Matias (2012), Beto Vilares (2013), Marcelo Costa (2014), Carlos Eduardo Miranda (2015), Ricardo Alexandre (2016) e outros grandes nomes da cena musical brasileira, com a missão de garimpar os talentos inscritos, redefiniram o cenário cultural do país.

Em duas décadas de trajetória, o Prata da Casa já revelou artistas de diferentes gêneros musicais totalizando 450 apresentações. Dentre elas, subiram aos palcos: Vanessa da Mata, Bixiga 70, Lucas Santtana, Fabiana Cozza, Maogani, BaianaSystem, Casuarina, Fernanda Porto, Sérgio Molina, Barbatuques, Trio Curupira, Mariana Aydar, Iara Rennó, Rashid, Fred Martins, Vanguart, Chico Pinheiro, Jaloo, Fábio Tagliaferri, Karina Buhr, Luciana Alves, Filipe Catto, Alessandro Penezzi, Projota, Samba da Rainha, Karol Conka e centenas de outros artistas. Ao fim de cada edição, uma Mostra reuniu artistas que mais se destacaram ao longo do ano. Uma chance de, em uma noite, dar protagonismo à parte do melhor apresentado.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

34Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Selma
  • El Aouina
  • Tète de bœuf
  • Accord
  • Quatre saisons
  • Sidi Mahrsi
  • Fangio
  • Pomme de discorde
  • Time to swim