NOTÍCIAS EM DESTAQUE REGIONAL

Lapa e Perdizes estão entre os 14 bairros com mais furtos de carro

São Mateus, Sapopemba, Ipiranga, Vila Mariana e outras regiões ainda seguem na frente de bairros da região oeste quando o assunto é furto de veículos

Publicado às 11h

Por Gabriel Cabral

As regiões da Lapa e Perdizes estão entre os 14 bairros onde mais ocorreram furtos de carros na cidade de São Paulo em 2018. No ranking, Perdizes ficou em 10° colocado, com 540 casos, e a Lapa em 13°, com 487. Encabeçam a lista os bairros São Mateus (1°), com 855 registros, Sapopemba (2°), Ipiranga (3°), Vila Mariana (4°), São Lucas (5°), Tatuapé (6°) e outros. Os únicos bairros da zona norte que aparecem na lista são Tucuruvi (9°) e Santana (14°).

A maioria dos veículos é levado quando está em via pública, apesar de também haver casos de furtos causados em estacionamentos privados, comércios, serviços, dentre outros. É importante ressaltar também que a maioria dos crimes ocorre de manhã. Com o decorrer do dia, o volume “diminui”, tendo ainda os furtos com horários incertos, quando não há noção exata do momento do dia que o crime aconteceu. Os dados foram obtidos pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) a pedido do Grupo Tracker.

Ao menos 40.144 veículos foram furtados em São Paulo no ano passado. O número representa uma queda de furtos de 6,7% nos últimos 10 anos. A estatística mostra que cerca de 109 casos (um a cada 4 minutos e meio) ocorrem diariamente na capital.

No ranking de vias com maior número de furtos de carros, apenas uma da zona oeste se destaca: a Rua Barão do Bananal, na Pompeia, região gerida pela Subprefeitura Lapa.

Pedro de Castro, de 23 anos, teve o veículo que dividia com os pais levado de uma via próxima à Estação Sumaré, na zona oeste, em janeiro de 2018. Ele deixou o veículo, um Volkswagen Fox, às 8h20, no local e retornou após as 17h. “Cheguei lá e não tinha nada. Fui até ver se estava na rua do lado. Aí voltei e vi que tinha uma borrachinha de um vidro bem no espaço que estava o carro”, contou. Antes disso, ele já havia deixado o carro no mesmo ponto várias outras vezes, porém, nada havia ocorrido até aquele dia. O Fox nunca foi encontrado.

David Carmona, de 32 anos, conseguiu recuperar o veículo pouco após o furto, que ocorreu na Rua Raul Pompeia, em maio do ano passado. O crime aconteceu à noite, quando o porteiro interfonou e informou ao morador que o carro dele estava sendo levado. O proprietário ligou para a Polícia Militar (190), que detectou o carro através de um radar e o criminoso foi interceptado e detido.

Luana Dorta, de 41 anos, deixou seu carro, um Volkswagen Up próximo a uma unidade de saúde em Perdizes. Ela foi para o carro conferir se o veículo estava no local e encontrou o ladrão, que cutucava o vidro do automóvel com uma bengala. “Fiquei com medo. Eu era uma mulher sozinha. Iria falar o quê? Voltei para o posto e, uma hora depois, o carro não estava mais lá”. Em pouco menos de uma hora depois o veículo foi multado a caminho de Osasco, na Grande São Paulo. Apesar de ter sido reembolsada pelo seguro, o “trauma” fez Luana não querer mais um carro. Agora ela se desloca apenas com metrô e aplicativos de transporte.

 

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Selma
  • El Aouina
  • Tète de bœuf
  • Accord
  • Quatre saisons
  • Sidi Mahrsi
  • Fangio
  • Pomme de discorde
  • Time to swim