Publicado em 30/08/2021 às 08h30
Via SMDHC (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania)
Utilizando um ônibus como estrutura física, o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População de Rua é o único equipamento do país a realizar este serviço de forma móvel e itinerante
A Prefeitura de São Paulo lançou na sexta-feira (27/8) um serviço inédito na cidade e no país para o atendimento e garantia dos direitos para a população em situação de rua. O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População de Rua é uma unidade móvel, que utiliza um ônibus como sua estrutura física, da Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).
O equipamento faz parte dos direitos previstos na Política Nacional para a População em Situação de Rua, aprovada em lei federal. Além disso, a unidade atende também a Política Municipal para a População em Situação de Rua, que reforça a importância do Centro de Defesa para a garantia dos direitos desta parcela da população. A unidade de São Paulo traz uma característica que a torna única: a mobilidade.
O dispositivo atenderá de forma itinerante em regiões de maior concentração do público-alvo, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. E neste primeiro mês ficará localizado na Av. José César de Oliveira, 304 – Vila Leopoldina.
A população será atendida na unidade móvel por uma equipe multidisciplinar composta de coordenadora, educadora, advogada e assistente social, com experiência no atendimento de pessoas em situação de rua. Os profissionais farão o atendimento direto e também farão a busca ativa para ofertar escuta e atendimento.
Imagem: Reprodução/SMDHC
Adicione Comentário