Publicado em 07/11/2022 às 9h15
por Redação
Após meses de idas e vindas em torno do Trem Intercidades, o trem de alta velocidade ligará a capital paulista à cidade de Campinas, o Governo de São Paulo deu um passo importante para viabilizar o projeto. Na última sexta-feira, 4 de novembro, a Gestão de Rodrigo Garcia assinou o tão aguardado acordo de cooperação técnica com o Ministério da Infraestrutura, item fundamental para destravar a licitação. Era o que faltava para tirar o TIC Eixo Norte do papel e colocar a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM, que atende a zona noroeste, no radar do governo paulista. No termo assinado, é estabelecido que a futura concessionária também assumirá os direitos e as obrigações da CPTM na operação da Linha 7. Como a FN já havia adiantado, a linha deverá ser licitada em lote junto com o Trem Intercidades.
Além de destravar a licitação, o acordo permite que órgãos federais como a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) estudem as ações necessárias para a implantação do TIC Eixo Norte, tendo como objetivo final a segregação entre trilhos de cargas e de passageiros.
Eixos do TIC
O projeto compreende inicialmente o eixo entre os municípios de Campinas, Jundiaí e São Paulo, sendo constituído por três eixos: Serviço Linha 7, com 35,2 km, integrado ao sistema metroferroviário, ligando a estação Barra Funda a Francisco Morato, atendendo, ainda, as cidades de Caieiras e Franco da Rocha; Serviço de trem intermunicipal “parador” de passageiros, com 66 km, que unirá Francisco Morato a Campinas, atendendo, ainda, as cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí e Louveira; e Serviço de transporte ferroviário intermunicipal de passageiros, expresso, com 101,2 km, ligando a cidade de São Paulo (estação Barra Funda) e Campinas, com parada em Jundiaí, integrado ao sistema metroferroviário.
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