Publicada em 12/01/2021 às 9h24
Por Cristina Braga (com informações do blog metrocptm.com.br)
O projeto funcional e o anteprojeto de arquitetura da Linha 20-Rosa começa a ter prosseguimento com a assinatura do contrato em dezembro com o consórcio que fará o serviço. A linha deverá ligar a estação Santo André, no ABC Paulista, à estação Santa Marina, na Lapa.
O Metrô de São Paulo assinou contrato com o consórcio GPO-Geocompany-Geotec (formado pelas empresas GPO Sistran Engenharia, Geocompany Tecnologia Engenharia e Meio Ambiente e Geotec Consultoria Ambiental) no dia 30 de dezembro de 2020 e que terá 32 meses para entregar o serviço.
Com a previsão de assinatura da ordem de serviço ainda neste mês, o consórcio deverá finalizar o projeto até setembro ou outubro de 2023, mas é provável que parte desses estudos seja entregue em datas anteriores, ajudando a fomentar decisões a respeito do ramal de metrô subterrâneo. O consórcio deverá determinar os traçados possíveis para a linha, que deverá ter cerca de 31 km de extensão e 24 estações. Até mesmo essa definição, realizada por estudos internos do Metrô, poderá ser alterada com o projeto funcional, que analisará a localização de estações, poços de ventilação e pátios de manutenção e estacionamentos de trens.
Conexão com a futura Linha 6 Laranja
O trecho que percorre a avenida Faria Lima, por exemplo, parece ser primordial para a companhia, por incluir polos importantes de geração de empregos. Já o trajeto a partir de Pinheiros em direção à Lapa também deve ter pequenas alterações já que um dos objetivos da Linha 20 é criar ligações com a Linha 2-Verde e o eixo da CPTM na região da Lapa. A ida até a futura estação Santa Marina, da Linha 6-Laranja, foi uma adição recente, de custo pequeno, dada a proximidade entre os dois ramais.
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