REGIONAL

Linha 6-Laranja consome R$ 3 milhões ao mês com obras paradas; retomada ainda não tem data para acontecer

Publicado em 14/11, às 12h

Por Priscila Perez

Mesmo parada há mais de três anos, a construção da Linha 6-Laranja do Metrô segue consumindo milhões por ano. Segundo consórcio Move São Paulo, cuja participação na obra foi comprada nesta semana pela empresa espanhola Acciona, cerca de R$ 3 milhões são gastos todos os meses com a manutenção dos equipamentos, inclusive o “tatuzão”, e monitoramento dos canteiros de obras existentes.

Foto: Eduardo Saraiva/A2IMG

Ao visitar um deles, o secretário estadual de transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, conferiu a condição do local, ao lado da Marginal do Tietê, onde há um fosso de mais de 30 metros de profundidade. Apesar da paralisação, o canteiro de obras encontra-se em bom estado, sem sinais de abandono. Apenas as plantas do entorno, que cresceram nesses três anos, sinalizam que a obra não avançou. Também há um sistema de bombeamento para drenar a água da chuva. Mas também há reclamações frequentes de vizinhos sobre o descarte clandestino de lixo e entulho em terrenos como esse.

Se a aquisição pela Acciona for ratificada pelo governo estadual, muito em breve veremos o tatuzão perfurando os futuros túneis da Linha Laranja por ali. Entretanto, o equipamento (shield), que atualmente está desmontado e coberto por lonas, passa por manutenção regular. Suas peças são ligadas diariamente para mantê-las em bom estado. Outros equipamentos eletrônicos também recebem tratamento para evitar o acúmulo de umidade em seus circuitos. Tudo isso consome dinheiro mesmo com a obra paralisada.

Cronograma?

O Governo do Estado ainda irá analisar a compra dos direitos de construção e exploração da Linha 6- Laranja pela Acciona. Após o processo, será estabelecido um cronograma para a retomada das obras, que até o momento seguem sem prazo. Segundo o secretário, a transação já está na fase final. Falta analisar a documentação para que a Gestão Doria aprove o negócio.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • les épices
  • guenilles
  • aretha
  • Intérieur
  • Elle et lui
  • bouquet garni
  • Smile Selma au pectoral
  • l'oranger
  • bouquet au poisson