Publicado em 17/07/2023 às 9h50
por Redação
O boletim climático da FN continua. Com passagem do ciclone extratropical por São Paulo, as temperaturas despencaram em toda a cidade, incluindo a zona noroeste. Na madrugada do último domingo, 16 de julho, os termômetros registraram uma mínima média de 9ºC . De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão ligado à Prefeitura, 15 subprefeituras registram temperaturas abaixo de 10ºC no domingo. Na região, a friaca foi mais intensa em Perus, com mínima de 7,8ºC, e Pirituba, que começou o dia com 8,7ºC e uma sensação de frio ainda pior. Entretanto, a mínima absoluta mais baixa foi registrada no território da Subprefeitura de Capela do Socorro, na zona sul, onde os termômetros marcaram 5ºC. No clique encaminhado por uma leitora da FN, que mora no Parque Maria Domitila, é possível ver a nebulosidade com que esta segunda-feira, 17 de julho, está começando.

Ventania na Lapa
Na zona noroeste, a Lapa foi a região que registrou ventos mais fortes durante a passagem do ciclone extratropical. De acordo com o CGE, as rajadas foram de até 30 km/h. O clima adverso afetou, por exemplo, o funcionamento do semáforo da Avenida Ermano Marchetti, em frente à Praça Jácomo Zanella, que precisou passar por manutenção.

Previsão do tempo
Os próximos dias serão de variação nas condições do tempo, segundo o CGE. A terça-feira (18) ainda deve começar com muita nebulosidade e termômetros em torno dos 14°C durante a madrugada. No decorrer do dia, o sol aparece entre muitas nuvens e as temperaturas não sobem muito, com máximas que devem permanecer abaixo dos 20°C. No final da tarde, áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de um sistema frontal de fraca intensidade pelo oceano podem provocar chuvas rápidas, fracas e isoladas na Grande São Paulo. Na quarta-feira (19) o tempo segue instável com chuvas fracas e chuviscos, que devem se alternar com períodos de melhoria no decorrer do dia. Mesmo assim, o céu permanece com muita nebulosidade, o que impede a elevação significativa das temperaturas. Os termômetros variam entre mínimas de 13°C e máximas que não devem superar os 18°C.

Adicione Comentário