Publicado em 27/05, às 15h50
por Redação
Nesta segunda-feira, 27, a Prefeitura de São Paulo iniciará a Operação Baixas Temperaturas (OBT) para oferecer apoio à população em situação de rua durante o frio intenso previsto. Dez tendas serão montadas em locais estratégicos, funcionando das 18h à meia-noite, oferecendo sopa, pão, chocolate quente, chá, água e cobertores, além de encaminhamentos para serviços de acolhimento. Veterinários estarão disponíveis para cuidar dos animais de estimação das pessoas em situação de rua, oferecendo vermifugação, microchipagem e alimentação. Na região noroeste, a tenda ficará disponível na Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus.
A OBT, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), será ativada quando as temperaturas ou a sensação térmica atingirem 13°C ou menos. A medida, vigente até 31 de outubro de 2024, também inclui a atualização vacinal dos atendidos e transporte para serviços de acolhimento que oferecem pernoite, banho, jantar e café da manhã.
O plano, articulado pelo Comitê Permanente para a Gestão de Situações de Baixas Temperaturas, envolve várias secretarias municipais e prevê um aumento de vagas e criação de novos serviços de acolhimento emergencial, com 1.200 vagas já disponíveis. Equipes de orientadores socioeducativos e a Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) realizarão abordagens e busca ativa, incluindo durante as madrugadas. A população pode solicitar atendimento para pessoas em situação de rua através da central 156.
Adicione Comentário