Publicado em 01/02/2023 às 8h30
por Redação
Pirituba comemora neste 1º de fevereiro 138 anos de muito desenvolvimento e promessas acumuladas. Embora tenha se tornado um dos bairros mais promissores no mercado imobiliário, atraindo projetos urbanísticos de grande porte (vide os condomínios residenciais às margens da Raimundo), Pirituba chega à sua maioridade demandando soluções urgentes para velhos problemas. Neste aniversário, além de celebrarmos nossas pequenas conquistas, como a reforma de praças e vias recapeadas, vale relembrar o que está por vir e o que precisa ser mudado.
Lista de resoluções
Um desses problemas é recuperação do lago do Parque Toronto – que segue encoberto por algas, aguardando por limpeza, em razão de um imbróglio burocrático. A Ponte Pirituba-Lapa continua igualmente atravancada na Justiça, à espera de uma resolução que dê sinal verde para a retomada das obras – que pouco avançaram. Enquanto isso, o Rodoanel Norte, que também está parado desde 2018, aguarda a realização de seu famigerado leilão, em março deste ano, para finalmente movimentar seus canteiros vazios. Outra aguardada novidade para 2023 é o restauro do Casarão do Anastácio e sua transformação em centro cultural, uma promessa anunciada no ano passado pela construtora EZTEC, detentora do terreno. Tem ainda o Sesc Pirituba, igualmente aguardado pela população, mas que só deve abrir as portas por aqui em 2026, e a expectativa em torno do que poderá se tornar o Terminal Pirituba num futuro próximo pelas mãos da concessionária Terminais Noroeste. O bairro também vai ganhar um Centro Especializado em Reabilitação, ainda sem data, e terá sua principal linha de trem, a 7-Rubi, concedida à iniciativa privada junto com o famoso Trem Intercidades (TIC), que ligará a capital a Campinas.
Pirituba completa mais um ano com muitas promessas políticas e batalhas comunitárias na bagagem. Esses são alguns dos grandes projetos reservados para o bairro, mas a luta diária por mais zeladoria, segurança e cultura é ininterrupta. São nesses detalhes cotidianos que residem nossas principais reivindicações. E você, leitor, o que deseja incluir na lista de resoluções para Pirituba?
Adicione Comentário