Publicado em 24/04, às 09h06
por Redação
O Poupatempo da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) está emitindo a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) em uma sala sensorial, em conformidade com as leis estaduais e federais.
Esta iniciativa visa garantir direitos, como acesso a filas e atendimentos preferenciais, para pessoas com autismo. A CipTEA, desenvolvida em parceria com diversas entidades estaduais, já registrou mais de 48 mil emissões em todo o estado desde o seu lançamento em abril de 2023.
A sala sensorial no Poupatempo da Alesp proporciona um ambiente acolhedor, com equipe especializada para atender pessoas autistas e neurodivergentes. Equipada com dispositivos para reduzir estímulos sensoriais, como abafadores de som, e oferecendo atividades terapêuticas e educativas, busca evitar crises e proporcionar uma experiência de atendimento confortável.
Essa medida reflete o compromisso do Estado em promover a inclusão e acessibilidade. Para ser atendido no Poupatempo, é necessário agendar previamente pelo portal, aplicativo, totens de autoatendimento ou WhatsApp, sem custo adicional.
A CipTEA é emitida conforme as normas da legislação vigente, facilitando a identificação da pessoa com autismo em serviços públicos e privados, contribuindo para a garantia de seus direitos.
COMO EMITIR?
Presencial: emissão gratuita do documento no endereço:
Rua do Curtume, s/n – Lapa – São Paulo/SP
A unidade conta com sala sensorial para o atendimento.
De forma digital: acesse o Portal CipTEA (ciptea.sp.gov.br), criado pela Prodesp, preencha o cadastro e anexe o relatório médico e a foto do rosto. Quando aprovada, a carteira fica disponível para download e impressão.
Adicione Comentário