REGIONAL

Prefeitura discute PIU Leopoldina com moradores do bairro

Construção de HIS em área da SPtrans, antiga garagem de ônibus, não convence moradores

Publicado às 9h35

Cristina Braga

Em audiência pública realizada no último dia 22 pela Prefeitura de São Paulo, na sede da Igreja Palavra Viva, na Avenida Mofarrej, para mostrar o projeto de intervenção urbana que deverá ocorrer no entorno da Ceagesp, na Vila Leopoldina, intitulado PIU Leopoldina Villa Lobos, cerca de 400 pessoas compareceram ao local. O PIU (Projeto de intervenção Urbana) integra o Arco Pinheiros (ACP).

Na apresentação do projeto, foi relembrada a trajetória do cronograma apresentado desde julho de 2016, quando houve protocolo de manifestação de interesse da área (MIP) a ser revitalizada pela Votorantim, que compreende 300 mil m². O investimento privado é estimado em R$ 80 milhões. Amplo programa de intervenção, prevê revitalização do conjunto habitacional Cingapura Madeirit e a construção de 1.776 unidades habitacionais (HIS) na região, além de equipamentos públicos.

Apresentação do PIU Leopoldina ao público/Foto: Cristina Braga/Folha Noroeste
PIU Leopoldina

A modelagem urbanística exposta pela municipalidade amplia o potencial construtivo de 2.0 para 4.0 vezes maior e antecipa o pagamento dessa outorga onerosa (direito de construção acima do permitido da Lei de Zoneamento), que seria desembolsada ao longo de 20 anos, para três anos. Pela contrapartida, as comunidades da linha (413 famílias) e do nove (349 famílias), assentadas no terreno da Votorantim há quase 40 anos, em área de ZEIS 1 (Zona Especial de Interesse Social), deveriam ser removidas para área da antiga garagem de ônibus da CMTC, hoje da SPTRANS, na avenida Imperatriz Leopoldina, em unidades habitacionais em área grafada como ZEIS 3, supostamente contaminada com metais pesados.

Um dos pontos nevrálgicos do PIU Leopoldina foi a falta de transparência sobre a descontaminação do local. O PIU reconhece o uso de ZEIS demandada no PDE – Plano Diretor Estratégico de 2014, com atendimento prioritário dos moradores das favelas linha e do nove .

Os principais conceitos apresentados para o conjunto habitacional Cingapura Madeireit elencados pela SP Urbanismo
  • Regularização 3 Rs: Recuperação créditos, revitalização do prédio, regulamentação fundiária
  • Centro Educacional Infantil ( creche)
  • Restaurante Escola
  • CAPS III – Centro Atendimento Psicossocial
  • UBS- Unidade Básica de Saúde
Microfone aberto

Quinze pessoas se inscreveram para manifestar questionamentos à mesa composta pelo Secretário Municipal de Habitação Fernando Chucre, os vereadores Jose Police Neto (PSD) e Paulo Frange (PTB), Marcelo Ignatus e Leonardo Amaral Castro, ambos da SP Urbanismo.

Representantes de associações do bairro, comerciantes e  moradores do bairro deixaram claro em sua participação de que não são contra o projeto, mas querem mais transparência e detalhamento do impacto sobre a contaminação do terreno da SPTRANS, avaliação de risco, diálogo com a comunidade, suporte da infraestrutura vigente na Vila Leopoldina para comportar o adensamento que virá; as vantagens e desvantagens de todas as modelagens financeiras apresentadas,  e mais ação social integrada. Além disso, destaque para que os moradores realizarem a formação dos conselhos de ZEIS.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara Sweet