Publicado em 05/12, às 9h20
Por Cristina Braga
Ainda não é a intervenção que os usuários da Linha 7- Rubi querem e merecem, mas a Companhia Metropolitana de Trens Municipais (CPTM) prevê que, a partir do próximo ano, sejam iniciadas as obras de readequação da Estação Pirituba, com implantação de rota tátil. Em nota, a empresa garante que o projeto, já em elaboração, também prevê o alteamento das plataformas e a instalação de borrachões – dispositivo que diminui a distância entre o trem e a plataforma -, “oferecendo mais segurança durante o embarque e desembarque”.
Em relação à Estação Lapa, também na Linha 7-Rubi, a previsão é contratar o projeto de readequação no ano que vem, com previsão de execução das intervenções a partir de 2021.
Atualmente, apenas quatro estações da linha (Francisco Morato, Franco da Rocha, Vila Aurora e, mais recentemente, a Jaraguá) possuem acessibilidade das 18 que compõem o ramal. Quanto à Estação Caieiras, as obras de acessibilidade deverão ficar prontas no primeiro semestre de 2021.
Apoio nas estações
A CPTM ainda ressalta que todos os funcionários estão habilitados para auxiliar pessoas com deficiência durante o deslocamento nas estações, sempre que necessário ou quando solicitado pelo passageiro. “As obras de acessibilidade das duas estações estão condicionadas à liberação de recursos por parte da Secretaria da Fazenda”, diz a empresa.
Adicione Comentário