Publicado às 12h
G1 São Paulo
Seis das quinze unidades de saúde que estão em construção na cidade de São Paulo estão com as obras paradas. A lista faz parte de um levantamento exclusivo do Bom Dia SP obtido via Lei de Acesso à Informação.
Entre os prédios em fase de obras estão um hospital, duas unidades básicas de saúde (UBSs) e doze unidades de pronto-atendimento (UPAs).
Enquanto os pacientes enfrentam longas filas no sistema de saúde que está sobrecarregado, novas unidades que estavam previstas nos bairros do Jaraguá, Cidade Tiradentes, Parelheiros, Jabaquara, Mocca e Vila Mariana estão com as obras abandonadas.
A obra da UPA City Jaraguá, por exemplo, começou em abril de 2015 com previsão de investimento de R$ 5,7 milhões. A construção deveria ter ficado pronta em abril de 2016, mas atualmente o prédio de dois andares está inacabado e tomado pelo mato.
A construção da UPA do bairro do Jabaquara também está deteriorada. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as obras foram paralisadas após a rescisão de contrato com as empresas. Para os trabalhos serem retomados será necessária uma nova licitação.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde, sob a gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB), afirmou que as obras citadas na reportagem foram abandonadas na gestão anterior. Afirmou também que em breve irá retomar a construção das seis UPAs que estão paradas, mas não deu um prazo exato.
Além disso, a secretaria informou que duas unidades básicas de saúde e cinco UPAs devem ficar prontas até junho, e que algumas áreas do Hospital Municipal da Brasilândia devem começar a funcionar no segundo semestre deste ano.
A reportagem também procurou representantes da gestão Fernando Haddad (PT). Por nota, a assessoria do ex-prefeito informou que cumpriu todos os compromissos e criticou o fato de a atual administração culpar a gestão anterior.
Adicione Comentário