Publicado em 22/12/2022 às 9h
por Redação
A presença animais silvestres no entorno do Parque Pinheirinho D’Água, na região de Pirituba/Jaraguá, tem surpreendido os moradores da região nos últimos dias. Além de conviver com um cratera no local, que já causou um grave acidente, eles são obrigados a caminhar em calçadas destruídas com muito mato e cobras ao lado. Na última terça-feira, 20 de dezembro, a FN publicou dois vídeos em que moradores flagraram cobras e lagartos em plena calçada do parque, uma situação que pode gerar medo e até colocar em risco a vida desses animais. Por conta disso, o jornal entrou em contato com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) para saber o que o poder público tem feito em relação ao Pinheirinho.

O que fazer quando avistar um animal fora de seu habitat?
A pasta destaca que, por ser tratar do período reprodutivo, “eles podem eventualmente sair da área interna do parque”. A orientação é “nunca tentar capturá-los”, pois o munícipe pode sofrer uma mordedura ou arranhadura. O correto é acionar uma equipe de resgate. Ou seja, ao avistar um animal silvestre fora de seu habitat, denuncie pelos telefones 153 ou 156.
Requalificação
Também está em licitação a contratação da fase dois das obras de requalificação do Parque Pinheirinho d’Água, com investimento total de R$ 5.959.174,50. As melhorias incluem a reforma e instalação de gradis em trechos onde seja necessário, a transformação da Malha de Bocha na Casa de Cultura/Espaço Multiuso; a transformação da pista de skate em jardim e o gramado do campo de futebol. Segundo a SVMA, a instalação do gradil onde há o problema da erosão (a cratera citada acima), na altura do número 260 da Avenida Amador Aguiar, “será executada após a conclusão das obras de contenção dos taludes do parque e recuperação do sistema de captação de água e da rede de drenagem”. Nesse trecho, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), que é a responsável pelas obras, também vai recompor a calçada e o gradil. Essa parte deve ficar pronta em meados de janeiro. Em paralelo, também está em andamento o processo para contratação de obras para a requalificação de outros pontos do Parque Pinheirinho D’Água. Quanto ao mato, uma equipe da Divisão de Gestão de Parques Urbanos realizou ontem, 21 de dezembro, a roçagem no entorno dos gradis.


Adicione Comentário