Publicado em 01/06/2023 às 9h45
por Redação
A chegada do tatuzão sul à Estação Sesc Pompeia na última quarta-feira, 31 de maio, foi marcada por um importante anúncio: a extensão da Linha 6-Laranja para além das 15 paradas previstas. O governador Tarcísio de Freitas, que acompanhou de perto o rompimento da parede da estação pela tuneladora, anunciou a criação de seis novas estações, sendo duas delas no sentido norte (Brasilândia) e seis no sentido sul (São Joaquim), num total de cinco quilômetros de trilhos adicionais. Apesar da novidade, ele não deu mais detalhes sobre a localização de cada uma delas. “Nós temos que aproveitar a mobilização que já tem aqui. Temos duas tuneladoras”, cravou Tarcísio.
Promessas e realidade
A informação de que a Acciona, multinacional responsável pela Linha 6, poderia expandir o ramal começou a tomar forma em abril deste ano, quando representantes do governo paulista foram até Madri, na Espanha, para apresentar aos investidores o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Na ocasião, a espanhola demonstrou interesse no Trem Intercidades e propôs melhorias para a Linha 6-Laranja – incluindo uma possível expansão.
Com o anúncio feito ontem, o projeto ganha um tom mais oficial, mas ainda falta apontar quais bairros serão beneficiados com o prolongamento da Linha 6. Uma das possibilidades seria a extensão até a Rodovia dos Bandeirantes. Lembrando que, no passado, cogitou-se incluir uma conexão com a Estação Vila Clarice da CPTM, mas a ideia foi cortada do projeto. Aos piritubanos que anseiam por Metrô, o anúncio do governador de São Paulo soa como uma bem-vinda possibilidade – ainda que remota. Porém, mesmo que a linha não chegue ao bairro, ela estará mais próxima da região de alguma forma.
Adicione Comentário