Publicado em 05/05/2023 às 11h
por Redação
Ainda falta tempo para o Trem Intercidades sair do papel. Pelas estimativas do Governo de São Paulo, o trem expresso até Campinas será entregue em 2031, enquanto o serviço intermetropolitano, com paradas nos municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, estará em pleno funcionamento até 2029. Apesar do cronograma ainda longínquo, há planos de levar a obra, um das maiores já feitas no Estado, até a região de Americana e o Aeroporto de Viracopos.
Extensão à vista
Em entrevista à Rádio Gold (FM 94.7), de Americana, o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, destacou que existe essa possibilidade e que as chances são grandes de acontecer. A novidade, entretanto, não deve ser incluída nesta primeira etapa do TIC. No edital do projeto há referências sobre investimentos passíveis de incorporação ao futuro contrato com a concessionária para a inclusão do serviço expresso até a cidade de Americana e o aeroporto internacional. Mesmo que a extensão aconteça em um segundo momento, a possibilidade abre caminho para viagens até o aeroporto de Viracopos partindo do Terminal Barra Funda, que será o ponto de partida do TIC e logo mais também estará integrado ao Expresso Aeroporto (até Guarulhos). Se tudo isso sair do papel como prometido, o vaivém por São Paulo será mais acessível no futuro.
E a Linha 7?
A Linha 7-Rubi é a próxima na fila de concessões do Governo de São Paulo. Com o leilão do Trem Intercidades marcado para o dia 28 de novembro, a expectativa é que o contrato com a futura concessionária seja assinado já no início de 2024. Por conta do TIC, o ramal terá como ponto inicial/final a Estação Palmeiras-Barra Funda, uma alteração que dependerá da chegada da Linha 11-Coral à estação para entrar em vigor. Com a mudança, o Serviço 710 da CPTM, que liga Rio Grande da Serra a Jundiaí, pode estar com os dias contados, já que a Linha 10-Turquesa não faz parte do pacote do TIC.
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