Publicado em 29/11, às 10h
Por Priscila Perez
A vistoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 299 unidades de saúde de São Paulo na última terça, 26 de novembro, colocou em xeque a qualidade do atendimento prestado à população em dois importantes hospitais da zona noroeste. Durante a megaoperação, os agentes do TCE encontraram problemas no Hospital Geral de Taipas, como noticiamos esta semana, e também no Hospital Geral de Vila Penteado.
Em Taipas, a conservação do mobiliário hospitalar chamou a atenção dos vistores. Móveis, macas e camas cirúrgicas foram encontrados em uma área exposta ao tempo, jogados no chão, sem qualquer uso. A sala de espera não tem ventilação adequada e conta apenas com um mero ventilador, incapaz de refrescar o ambiente em dias quentes. Um tomógrafo está quebrado, assim como o piso da cozinha. A desinsetização também está vencida. E, para piorar, os pacientes aguardam em macas nos corredores.
A situação é um pouco melhor no Hospital Geral de Vila Penteado, onde foram verificados problemas pontuais como banheiros sem sabonete e papel higiênico, além da cozinha sem vedação nas janelas. Porém, o teto apresenta mofo e a desinsetização está vencida.
Itens vistoriados
A operação fiscalizou fatores como qualidade do atendimento, satisfação do usuário, presença de médicos, enfermeiros e profissionais de saúde, condições de armazenamento de medicamentos, condições físicas (limpeza, acessibilidade e conforto) e de equipamentos, além do descarte correto de resíduos hospitalares.
Os dados gerais do TCE, ainda preliminares, podem ser consultados aqui.
Adicione Comentário