Publicado em 26/05/2023 às 9h
por Redação
A municipalização do Sorocabana, sancionada na última quinta-feira, 25 de maio, pelo prefeito Ricardo Nunes, abriu caminho para a viabilização da tão aguardada reforma do hospital na Rua Faustolo. Durante cerimônia na Lapa, Nunes reafirmou o compromisso da Prefeitura de reabrir a unidade de saúde, que agora pertence à gestão municipal, no prazo de 24 meses. As obras segundo ele, contarão com R$ 200 milhões em caixa e devem começar ainda em 2023. Além disso, dos atuais 55 leitos disponíveis, o hospital passará a ter 200 quando reabrir à população.
“Teremos um atendimento completo, inclusive com cirurgias. Vai ser um hospital-geral completo”, afirmou o prefeito, destacando que “o tem hoje não vai deixar de funcionar” durante as intervenções. Vale lembrar que atualmente funcionam no local um Hospital Dia (HD), com consultas de especialidades médicas e exames de imagem, uma AMA 24h e dentro do complexo hospitalar 55 leitos, sendo 35 de enfermaria, 10 de estabilização/UTI e 10 de clínica cirúrgica eletiva. O Sorocabana também é referência regional em curativos e, na área externa, há um Centro Especializado em Reabilitação III (CER).
Reforço à rede de saúde
O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, que esteve ao lado do prefeito durante a oficialização da doação do terreno à administração municipal, ressaltou que a reabertura do hospital será um importante reforço às redes ambulatorial e de urgência na cidade.“A gente vai poder organizar as linhas de cuidado pela região e resolver, finalmente, esse problema de falta de vagas e locais de internação”, refletiu o secretário.
Além do prefeito Ricardo Nunes e do secretário Luiz Carlos Zamarco, participaram da cerimônia o diretor de Relações de Governo da Associação Viva Leopoldina, Carlos Alexandre de Oliveira; o e o Subprefeito da Lapa, Ismar Marcilio de Freitas Neto.
Adicione Comentário