SAÚDE

Ex-reitor da USP é o novo secretário estadual da Saúde de São Paulo

Marco Antônio Zago assume no lugar de David Uip, que deixa o cargo após 4 anos e sete meses

Publicado às 9h15

Folha de SP

O ex-reitor da USP Marco Antônio Zago, 71, foi anunciado, nesta segunda-feira (16), como o novo secretário estadual de Saúde de São Paulo no lugar do médico David Uip, que deixou o cargo após quatro anos e sete meses. Uip deve assumir a diretoria-geral da Faculdade de Medicina do ABC.

coluna Mônica Bergamo já havia antecipado o desejo do governador Márcio França (PSB) de nomear Zago para o cargo, o que foi confirmado em nota divulgada no final da tarde.

Médico, Zago iniciou sua carreira como professor da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, onde ajudou a desenvolver os primeiros trabalhos de genoma (mapeamento do código genético) no Brasil. Foi um dos cientistas do genoma da xylella fastidiosa, bactéria que ataca os laranjais. O estudo foi capa da prestigiosa revista científica “Nature”, em julho de 2000.

Ele também foi presidente do CNPq (agência ligada ao Ministério da Ciência), de 2007 a 2010, participando da criação de uma rede nacional de institutos de ciência, e foi pró-reitor de pesquisa da USP antes de se tornar reitor em janeiro de 2014.

Com perfil discreto e apaziguador, Zago assumiu o comando da maior universidade do país com o desafio de gerir as finanças da instituição. Para isso, lançou mão de ações como planos de demissão voluntária e congelamento de contratações e obras. O HU (Hospital Universitário), por exemplo, teve de reduzir atendimentos por falta de profissionais.

Nos últimos anos como reitor, ele chegou a propor um plano para desvincular o hospital da universidade, repassando a unidade para o governo do Estado. O repasse, entretanto, foi barrado no Conselho Universitário.

“O hospital infla o número de funcionários porque precisa, mas ter hospital não é necessário para ensinar profissões da saúde, e a maioria das universidades não têm”, chegou a dizer em entrevista para a Folha. “A maior parte do curso é feito no complexo do Hospital das Clínicas –a universidade gasta zero lá– e na rede básica municipal”, completou na ocasião.

Quando assumiu o cargo de reitor, em 2014, a folha de pagamento da USP comprometia praticamente todos os recursos recebidos pelo governo paulista. No ano de 2017, o comprometimento com a folha salarial representava 96,41% dos R$ 4,6 bilhões recebidos pelo Tesouro estadual. Apesar de alto, esse índice foi o menor desde 2012, quando a situação da universidade ainda era confortável e suas poupanças, robustas.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Tüllin's cigarette
  • Cat vision
  • Flow
  • Jessy #
  • Tüllin's make-up
  • Tüllin's experience
  • Richard
  • Nicola
  • le bouquet aux luettes