SAÚDE

Polos curativos: HDs Lapa e Brasilândia e AMAs Vila Zatt e Perus oferecem tratamento especializado em ferimentos

Publicado em 23/03/2022 às 9h10

por Redação/via Secom

Você conhece os polos curativos? Nesses locais são tratadas lesões que não cicatrizam facilmente e casos de ferimentos de maior complexidade. Na zona noroeste, a população conta com esse tipo de atendimento especializado nos Hospitais Dia Lapa e Brasilândia, além das AMAs Vila Zatt e Perus. Para se ter ideia, entre outubro de 2021 e janeiro deste ano, os 26 polos curativos da cidade realizada mais de 10 mil consultas e 26 mil procedimentos em todas as regiões da capital.

Foto: Reprodução/Freepik

A enfermeira especialista em feridas Rosana Fukayama, da Assistência Médica Ambulatorial Especialidades (AMA-E) Ceci, explica que esse tipo de trabalho é feito em pacientes que têm feridas complexas, como no caso de pessoas com diabetes. “Na maioria dos casos, atendemos pessoas que têm uma ferida há mais de três semanas, com dificuldade de cicatrização”, relata. Segundo ela, muitas pessoas carregam o problema há anos e com o tratamento adequado conseguem resultados excelentes. “Com a estabilização do quadro, que pode demorar meses, criamos um vínculo com o paciente, com um olhar humanizado, que é fundamental. Ele passa a ficar mais confiante e percebe o resultado à medida que se engaja no tratamento.”

Qualidade de vida

O serviço é um grande avanço dentro da rede pública de saúde, além de significar um ganho enorme em qualidade de vida para o paciente. Foi o caso de Iraci Ferreira da Silva Almeida, 50 anos. Ela tem pé diabético, que, se não tratado, está sujeito a cirurgias e infecções. Com uma ferida profunda de 12 centímetros na região do tornozelo, Iraci não conseguia se levantar da cama por causa das dores que sentia. Chegou a passar por uma cirurgia para limpar a ferida, mas o incômodo era constante. Desde novembro, passa duas vezes por semana por tratamento em um dos polos curativos. Hoje, a ferida está quase fechada, com apenas quatro centímetros e ela já pode voltar para as atividades diárias.

Foto: Reprodução/Freepik

O paciente que necessita de uma avaliação ou curativo pode procurar a UBS referência para sua residência, onde será avaliado e o atendimento será agendado em um dos 26 polos.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Brandenburg Concerto (Wendy Carlos)
  • Maggie ##
  • Maggie #
  • Maggie
  • Les raisins à l'envi
  • olfactory trauma
  • Les ragazzi
  • Renger-Patzsch
  • Jango Jumbo