Publicado em 11/02, às 8h50
Por Priscila Perez
Crianças e jovens entre cinco e dezenove anos que ainda não foram imunizados contra o sarampo devem tomar a vacina contra o vírus a partir de hoje, 11 de fevereiro. A primeira etapa da campanha nacional de vacinação deste ano estará vigente até o dia 13 de março e mobilizará todos os postos de saúde do estado de São Paulo. No próximo sábado, 15 de fevereiro, será o Dia de D da imunização, com todas as unidades abertas (verifique aqui a mais próxima)
Vale lembrar que a recomendação é válida para quem ainda não recebeu as duas doses da tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola). Em caso de dúvida, basta comparecer à unidade de saúde com a carteirinha para verificar a necessidade da aplicação. “É de extrema importância o comparecimento para atualização da carteira de vacinação. Além de evitar diversas doenças, contribui para qualidade de vida de todos”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria de Saúde, Núbia Araújo.
Recomendações
Para crianças nessa faixa etária, o recomendado é evitar aglomerações, manter a higienização adequada e permanecer em ambientes bem ventilados. Diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal, deve-se procurar imediatamente o médico.
Vacinação dos pequenos
De acordo com o calendário nacional de vacinação, a aplicação deve ocorrer em dois momentos: aos 12 e 15 meses – para reforço com a tetraviral (protege contra a varicela). Já os bebês de seis meses precisam receber a “doze zero”, que não consta no calendário.
A segunda fase da campanha nacional terá como público-alvo pessoas de 30 a 60 anos.
Sarampo em números
Em 2020, até o momento, foram 1.352 casos catalogados neste ano, sem óbitos. No ano passado, foram 16.075 casos e 14 mortes decorrentes de complicações pelo sarampo.
Adicione Comentário