SAÚDE

Secretaria de SP amplia grupo que pode se vacinar contra gripe

Motivo é a baixa adesão à vacina; a meta é vacinar 90% da população

Publicado às 9h20

Folha de SP

As secretarias municipal e estadual da Saúde ampliaram os grupos que deverão se vacinar contra a gripe. A partir da próxima segunda-feira (25), crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos também poderão se imunizar contra a doença.

O motivo é a baixa adesão à vacina, que atingiu somente 66,2% do público-alvo até 13 de junho. A meta é vacinar 90% da população.

A criação dos novos grupos, definida pelo Ministério da Saúde, se deu porque as crianças apresentam melhor resposta à vacinação, além de o grupo ser um dos principais transmissores do vírus.

Já a razão para incluir os cinquentões é o fato de o grupo apresentar maior carga da doença, elevado percentual de risco e maior vulnerabilidade para morrer, de acordo com o município.

Os grupos de risco, como grávidas e pacientes com doenças crônicas, seguem sendo vacinados. A campanha para eles, que ia até sexta-feira, vai continuar.

A imunização para todos esses grupos vai continuar até acabar o estoque ou até a meta de vacinar 90% da população for alcançada, diz a secretaria municipal, da gestão Bruno Covas (PSDB).

O inverno começa amanhã, período em que as gripes atacam com mais força. Por essa razão, de acordo com a Helena Keico Sato, diretora técnica do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria de Estado da Saúde, da gestão Márcio França (PSB), é necessário garantir a imunização. “É preciso melhorar a cobertura vacinal, pois em muitos casos, a infecção pode evoluir para complicações, como pneumonia e internação, em alguns casos, morte”, afirma.

Na capital, a vacina que protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e influenza B) está disponível desde o dia 23 de abril em todos os postos de saúde para grupos prioritários, mais vulneráveis.

Para receber a dose é preciso ir a um posto e apresentar um documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação. Pacientes crônicos devem levar receitas dos remédios que tomam.

Ultrafarma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Selma
  • El Aouina
  • Tète de bœuf
  • Accord
  • Quatre saisons
  • Sidi Mahrsi
  • Fangio
  • Pomme de discorde
  • Time to swim