Publicado em 19/12, às 9h15
Por Priscila Perez
Os moradores do bairro de Perus, na zona noroeste, têm o que comemorar: foi inaugurada na última quarta-feira, 18 de dezembro, a mais nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, a qual será administrada pela organização social SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). O investimento para a construção e aquisição de mobiliário e equipamentos foi de R$ 9.172.473,42.
Com capacidade para atender 63 mil pacientes por mês, a unidade na Rua Estevan Ribeiro Resende entra em funcionamento com o objetivo de absorver os atendimentos que eram oferecidos pelo Pronto-Socorro de Perus. Nesta nova UPA, o auxílio à população será 24 horas, contando com o apoio de 403 funcionários. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 182 profissionais foram contratados para reforçar o efetivo do antigo Pronto-Socorro da região.
São oito consultórios médicos, sete leitos de urgência, cinco de observação infantil, 14 leitos de observação adulto e dois de observação de isolamento. Também possui salas de ortopedia, raio-x, gesso, medicação, de inalação adulto e infantil, para coleta de exames e um consultório odontológico, além de local de triagem, vestiários e refeitórios. Há ainda uma sala de Assistência Social e atendimento especializado em psiquiatria.
Quanto à estrutura, a unidade tem 2.137 metros quadrados de área construída, 79 salas – distribuídas em dois andares – e elevadores para garantir a acessibilidade. Já no quesito sustentabilidade, a UPA foi contemplada com sistema de reuso de água e aquecimento solar. “A estrutura do Pronto Socorro foi dobrada na UPA com mais equipamentos, uma ampla área de emergência e uma melhor estrutura para atendermos a população”, destacou a técnica em enfermagem da UPA, Priscila Ferreira.
Adicione Comentário