COTIDIANO

CPTM retoma o processo para a emissão do Bilhete do Desempregado

Publicado em 04/9/2020 as 10h06

Por Cristina Braga

A emissão do Bilhete do Desempregado suspenso desde o fim de março por conta da pandemia de COVID-19, será retomada.  O trabalhador deverá inicialmente enviar um e-mail para o endereço desempregado@cptm.sp.gov.br. Todas as informações precisam estar legíveis.

O solicitante pode enviar uma foto dos documentos ou tirar print screen do aparelho (impressão da tela), caso a carteira de identidade e de trabalho sejam digitais. Os documentos que devem constar no e-mail são:
– RG
– CPF
– Rescisão do contrato de trabalho
– Página da Carteira de Trabalho (três páginas): com foto, dados pessoais e o registro do último emprego
Após o envio dos documentos a CPTM enviará uma confirmação automática de recebimento, informando que os dados serão analisados e respondidos em um prazo de até 3 dias úteis.

Caso as informações estejam corretas, será enviada uma resposta ao mesmo endereço eletrônico com a data e horário para a retirada do bilhete no posto da Estação Barra Funda, que atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, além de ter interligação com o Metrô.

A Credencial para o Trabalhador Desempregado tem validade de 90 dias. É fornecida para quem tenha registrado em sua Carteira Profissional, emitida pelo Ministério do Trabalho, a baixa no último emprego há mais de 30 dias e menos de 180 dias.  Mais informações poderão ser obtidas pela Central de Relacionamento (0800-055-0121), WhatsApp (11 99767-7030) e pelo site www.cptm.sp.gov.br

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