Publicado às 12h
G1
Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) lançou uma votação para escolher a pior desculpa dos motoristas para desrespeitar a Lei Seca. A campanha nas redes sociais pede para que as pessoas votem na desculpa mais absurda. A votação é feita na página do Detran-SP no Facebook.
Qualquer um pode votar na campanha, que foi criada para chamar a atenção em um mês em que os bares ficam cheios. Um motorista escreveu: “Estava no rancho. Bebia cerveja sem álcool. Um amigo colocou cerveja com álcool na minha latinha. Não percebi. Me considero inocente”.
No ano passado, mais de 70 mil motoristas brasileiros foram pegos dirigindo sob efeito de álcool. Fora, 5.431 acidentes nas rodovias federais e 408 mortes, de acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária.
Em São Paulo, segundo o Detran, o número de motoristas parados nas blitze aumenta a cada ano. Mas o percentual de pessoas flagradas tem diminuído, o que segundo o Detran é um indício de aumento da conscientização. Em São Paulo vai ter blitz durante toda a Copa do Mundo.
Lei Seca: 97% dos pedidos são negados
Do fim de 2015 para cá, 37 mil motoristas que foram flagrados dirigindo depois de beber entraram com recursos no Detran de São Paulo. Destes, 97% dos pedidos foram negados. O objetivo da campanha na internet é usar o humor para alertar sobre um comportamento que pode ter um fim trágico.
O diretor-presidente do Detran-SP alerta que qualquer quantidade de bebida alcoólica já altera a percepção. “A gente tem hoje nos nossos pais aproximadamente 40 mil mortes por ano no trânsito. As pessoas têm que entender que se elas beberem um copo, dois copos de cerveja, isso já tem um efeito na direção e qualquer desatenção que ela tenha ela pode ter um acidente grave e também um dano muito grande para terceiros”, explica ele.
Nenhuma quantidade de álcool é tolerada. As punições são até 3 anos de prisão, multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Para os motoristas que matam, a pena é de até 8 anos de prisão. O motorista que se recusa a fazer o teste do bafômetro paga multa de R$ 2.900 e ainda leva suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
![Ultrafarma](https://folhanoroeste.com.br/storage/2024/03/banner-topo-do-portal-site-ultrafarma-folha-noroeste-2024-03-04.jpg)
Adicione Comentário