COTIDIANO

Licitação para varrição em SP é concluída após série de contratos emergenciais

Seis empresas ficarão responsáveis por executar o serviço na cidade

Publicado às 8h40

Folha de SP

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de São Paulo (Amlurb) divulgou neste sábado (9) os vencedores da licitação para varrição da cidade. O serviço de varrição vinha funcionando há mais de um ano com contratos emergenciais.

Segundo a prefeitura, 18 empresas ou consórcios participaram do processo licitatório. Seis concorrentes foram selecionados; cada um vai ficar responsável por fazer o serviço em uma área da cidade, os chamados lotes.

Em dezembro de 2017, depois do vencimento do contrato com as empresas Soma e Inova, responsáveis pela varrição na cidade até então, a prefeitura firmou um acordo de emergência com os mesmos consórcios.

Na época, a empresa Consista entrou com mandado de segurança pleiteando participar também da disputa, e conseguiu liminar favorável. Um novo contrato emergencial foi feito, em junho de 2018, dividindo a cidade em seis lotes que ficaram sob a responsabilidade de quatro companhias.

O contrato emergencial foi novamente renovado em dezembro do ano passado, sem que houvesse interferência do Tribunal de Contas do Município (TCM), que em nota divulgada na época afirmou que a ampliação do contrato era responsabilidade do Poder Executivo.

Com a nova licitação, aberta no início deste ano, as empresas Corpus Saneamento e Obras Ltda., Sustentare Saneamento S.A., Consórcio Locat SP,  Consórcio Limpa SP,  Consórcio SP Mais Limpa e Consórcio Ecoss Ambiental terão contratos com a prefeitura da cidade pelos próximos três anos.

De acordo com a prefeitura, o edital da atual licitação prevê melhorias no serviço em relação aos contratos anteriores, como o aumento da varrição mecanizada e o uso de dados para gestão dos resíduos.

A varrição do município custa por ano ao município cerca de R$ 1,2 bilhão. Por dia, são varridas cerca de 250 toneladas de lixo.​

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Inglorious
  • Campidoglio
  • MAXXI
  • Fasanen butterfly
  • Xiomara dedicating her book "Warten auf den Regenbogen" (teNeues, 2024)
  • Xiomara duo
  • Xiomara
  • History
  • Minotaure