Publicado em 26/05/2022 às 10h20
por Redação
A CPTM está desenvolvendo um equipamento para facilitar a transferência de passageiros entre trens quando ocorrem falhas ou paralisações. A prancha funciona como uma ponte entre as composições e é totalmente acessível, podendo ser utilizada igualmente por cadeirantes.

A novidade, divulgada na última quarta, 25 de maio, foi desenvolvida por profissionais das áreas de engenharia e manutenção da CPTM e tem como objetivo tornar o transbordo entre os trens mais seguro. Com 80 centímetros de largura e 2,20 metros de cumprimento, o protótipo já acumula testes bem-sucedidos nas madrugadas, mas ainda é necessário finalizar suas especificações técnicas para ser aprovado pela CPTM e produzido em escala, o que deve acontecer ainda este ano.

Para se ter ideia, a Linha 7-Rubi, devido ao seu alto desnivelamento entre os trens e as plataformas, tem tudo para ser a primeira a receber o equipamento. Segundo estudo preliminar da CPTM, 76% da linha conta com trechos onde a prancha poderá ser utilizada com segurança e outros 14% ainda estão sendo analisados. Apenas 10% da linha não é compatível.

Adicione Comentário