Publicado em 16/02/2023 às 10h30
por Redação
Após os resultados positivos obtidos na Avenida 23 de Maio com a Faixa Azul, a Prefeitura de São Paulo estuda implementar uma faixa exclusiva para motos, de forma adaptada, nas marginais Tietê e Pinheiros, às margens dos respectivos rios e com acesso feito exclusivamente pelas pontes. Para a administração municipal, o projeto tem tudo para reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas nas marginais, a exemplo do que ocorreu na 23 de Maio, que, desde a implantação da Faixa Azul, não registra acidentes com óbitos. A expansão do projeto, no entanto, depende de autorização do Governo de SP. “Nosso pessoal de transporte esteve na Malásia e por lá identificou que eles têm esse tipo de segregação para as motos passarem. Tendo em vista que lá o resultado é muito positivo, abriu-se aqui uma ação de estudo com relação a esse tema”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante coletiva de imprensa sobre o assunto. Segundo ele, o estudo sobre a implementação ainda é preliminar.
Quanto às ciclovias nas marginais, a administração municipal destaca que elas serão mantidas. Na Pinheiros, por exemplo, a ideia é manter as faixas dedicadas às bikes nos dois lados. Já na Tietê, haverá uma pista para motos numa das margens e na outra a ciclovia.
Expansão pela cidade
A Prefeitura de São Paulo também estuda ampliar o projeto em mais 220 km, em caráter experimental, adicionando à Faixa Azul vias importantes da região, como as avenidas Francisco Matarazzo, Edgar Facó e Inajar de Souza. Para isso, serão realizados estudos de viabilidade. A expansão da “Faixa Azul” mira um universo de 1,3 milhão de motos em circulação na cidade.
Adicione Comentário