Publicado em 27/01/2022 às 10h20
por Redação/via SECOM
A Prefeitura de São Paulo lançou na última quarta-feira, 26 de janeiro, o primeiro Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE) do município. O planejamento, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo em parceria com a sociedade civil e o setor privado, conta com 35 propostas e 119 ações de curto, médio e longo prazo que visam impulsionar a retomada econômica da capital. O documento ficará em consulta pública por 30 dias e pode ser acessado clicando aqui.
Entre as ações propostas no documento estão impulsionar o turismo de compras na cidade, posicionando São Paulo como o maior centro comercial do país; ampliar e fortalecer a qualificação profissional, buscando reduzir a defasagem de mão de obra; implantar, ativar e impulsionar distritos criativos, fortalecendo as vocações vinculadas à economia criativa de cada região; e criar um selo municipal que incentive e fomente a implementação de práticas e ações de responsabilidade social e ambiental.
O documento propõe a atuação de todas as secretarias municipais e órgãos públicos para que, em conjunto com o setor privado e a sociedade, ocorra uma estratégia integrada de desenvolvimento, identificando vocações regionais, necessidade de obras públicas, desburocratização, desestatização, qualificação da mão de obra, benefícios sociais, geração de renda e promoção cultural.
Integração
O PMDE começou a ser produzido em 2019, por meio de estudos, levantamentos e encontros participativos para conhecer melhor as necessidades da população e do setor privado, especialmente nas periferias. A equipe do PMDE, que conta com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, analisou os principais planejamentos da Prefeitura de São Paulo, como o Plano Plurianual, o Plano Diretor Estratégico, o Programa de Metas, a Agenda 2030 e o Plano de Ação Climática. O objetivo dessa integração é ter um maior impulsionamento do poder público nas ações e diretrizes estruturantes para a retomada econômica da cidade no pós-pandemia. O resultado de todo esse trabalho está condensado no Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico 2022-2032, documento que está dividido em 5 eixos, 15 diretrizes, 35 propostas e 119 ações.
Adicione Comentário