COTIDIANO

Sabesp drenou 200 milhões de litros de esgoto em obra da Linha 6-Laranja após acidente

Publicado em 09/05/2022 às 10h30

por Redação

Pela primeira vez desde o acidente que abriu uma cratera na Marginal do Tietê, uma equipe de jornalismo pôde visitar a obra da Linha 6-Laranja que ficou submersa no esgoto. Para se ter ideia, de lá para cá, foram drenados cerca de 200 milhões de litros de água suja, o equivalente a 60 piscinas olímpicas, trabalho esse que foi concluído somente na semana passada.

A limpeza e higienização dos túneis, como a FN já havia adiantado, garantiu o acesso aos tatuzões que ficaram submersos, viabilizando (enfim) o início dos reparos. Segundo a Linha Uni, consórcio responsável pela Linha 6, peças eletroeletrônicas, hidráulicas e metálicas serão consertadas ou trocadas, se necessário. Enquanto o conserto não é concluído, o maquinário de mais de R$ 150 milhões segue parado, sem previsão para ser reativado.

A equipe do Fantástico percorreu o túnel da Sabesp e o fosso da Linha 6-Laranja ao lado do secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli. Segundo ele, ainda não é possível dizer o que causou o acidente, mas uma investigação já está em curso. “Nós contratamos o IPT para fazer uma investigação profunda e definir quais foram as causas.” Ele ainda destacou que todos os custos relacionados ao acidente estão sendo cobertos pela construtora responsável.

Foto: Reprodução/TV Globo/Fantástico

Tatuzões

Um dos tatuzões submersos já estava em funcionamento e o outro ainda sendo montado. O primeiro iria percorrer cerca de dez quilômetros entre as estações Santa Marina e São Joaquim, partindo do VSE Tietê até o VSE Felício dos Santos. A princípio, seriam perfurados de 13 a 14 metros por dia. Já a tuneladora que faria a escavação no sentido inverso deveria começar o processo ainda no primeiro semestre, perfurando entre oito e nove metros por dia.

Tatuzão. Foto: Reprodução/TV Globo/Fantástico
Cronograma

Fica ainda a dúvida quanto ao cronograma: se será afetado, ou não, por conta do acidente. Por enquanto, nenhum dos envolvidos prefere falar em datas, embora o governo acredite que seja possível manter o cronograma inalterado. A conclusão da Linha 6, se tudo correr como previsto, seria em outubro de 2025.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map
  • Straight
  • Double
  • Dwntwn revisited
  • Apple
  • Repentir
  • Milch