Publicado em 09/05/2022 às 10h30
por Redação
Pela primeira vez desde o acidente que abriu uma cratera na Marginal do Tietê, uma equipe de jornalismo pôde visitar a obra da Linha 6-Laranja que ficou submersa no esgoto. Para se ter ideia, de lá para cá, foram drenados cerca de 200 milhões de litros de água suja, o equivalente a 60 piscinas olímpicas, trabalho esse que foi concluído somente na semana passada.
A limpeza e higienização dos túneis, como a FN já havia adiantado, garantiu o acesso aos tatuzões que ficaram submersos, viabilizando (enfim) o início dos reparos. Segundo a Linha Uni, consórcio responsável pela Linha 6, peças eletroeletrônicas, hidráulicas e metálicas serão consertadas ou trocadas, se necessário. Enquanto o conserto não é concluído, o maquinário de mais de R$ 150 milhões segue parado, sem previsão para ser reativado.
A equipe do Fantástico percorreu o túnel da Sabesp e o fosso da Linha 6-Laranja ao lado do secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli. Segundo ele, ainda não é possível dizer o que causou o acidente, mas uma investigação já está em curso. “Nós contratamos o IPT para fazer uma investigação profunda e definir quais foram as causas.” Ele ainda destacou que todos os custos relacionados ao acidente estão sendo cobertos pela construtora responsável.
Tatuzões
Um dos tatuzões submersos já estava em funcionamento e o outro ainda sendo montado. O primeiro iria percorrer cerca de dez quilômetros entre as estações Santa Marina e São Joaquim, partindo do VSE Tietê até o VSE Felício dos Santos. A princípio, seriam perfurados de 13 a 14 metros por dia. Já a tuneladora que faria a escavação no sentido inverso deveria começar o processo ainda no primeiro semestre, perfurando entre oito e nove metros por dia.
Cronograma
Fica ainda a dúvida quanto ao cronograma: se será afetado, ou não, por conta do acidente. Por enquanto, nenhum dos envolvidos prefere falar em datas, embora o governo acredite que seja possível manter o cronograma inalterado. A conclusão da Linha 6, se tudo correr como previsto, seria em outubro de 2025.
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