COTIDIANO

Terreno na Água Branca gera impasse entre escola de samba, cooperativa e construção de moradia popular

Publicado em 19/01/2022 às 9h20

via G1

Um impasse está envolvendo uma área na Água Branca. Ocupado atualmente por uma cooperativa de reciclagem, o terreno seria inicialmente usado para construir 1,5 mil moradias populares. Além disso, parte do terreno foi concedido pela Prefeitura para a escola de samba Vai-Vai construir uma arena com capacidade de cinco mil pessoas. A escola desocupou o espaço que ocupava no Bixiga porque o terreno será usado para a construção da Linha 6-Laranja. No local onde fica a quadra da Vai-Vai será construída a nova Estação 14 Bis.

Terreno na Água Branca. Foto: Reprodução/Google Street View

A chamada Operação Urbana Consorciada Água Branca começou a ser desenhada em 1995. Desde então, a lei foi modificada e a última versão, de 2013, determinou o perímetro que vai da altura da Avenida Inajar de Souza até a Avenida Pacaembu, incluindo os bairros Perdizes, Barra Funda e Lapa.

Em novembro, o prefeito Ricardo Nunes decretou, via Diário Oficial, a licitação das obras para a construção de moradias populares. A previsão inicial era a de construir 1.500 unidades habitacionais de interesse social, parques, abrir vias, além de construir uma UBS e um CEU. Na segunda-feira, 10, porém, Nunes assinou um projeto de lei concedendo para a iniciativa privada a administração de três terrenos. Depois de um pedido do grupo de gestão da Operação Água Branca, ele voltou atrás e vetou esses dois, mas manteve a concessão do terreno do meio para a escola de samba Vai-Vai.

O presidente da Vai-Vai, Clarício Gonçalves, sonha em construir uma arena para cinco mil foliões, mas diz que não quer atrapalhar a construção das moradias populares nem desalojar a cooperativa para isso. Por isso ele negocia com a Prefeitura um outro local. Segundo a administração municipal, “a permissão de uso desse espaço para a Vai-Vai não trará impacto para o plano de construção de moradias”. “Do total de unidades habitacionais previstas para o Subsetor A1, 728 unidades já estão em licitação pela Cohab com previsão de abertura de envelopes de propostas para este mês”, disse a gestão municipal.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Hammett
  • Cheese coin
  • Pink tiger tomatoes
  • Sandra
  • Supra
  • Marcadet
  • Jany
  • Staub
  • A kind of a map