Publicado em 04/06/2021 às 09h35
Por Redação/Casa Vogue
A mostra ‘Di Cavalcanti, Muralista’, em exposição no Instituto Tomie Ohtake, conta com mais de 20 trabalhos do pintor
Murais e painéis do pintor Di Cavalcanti ganharão espaço na nova mostra do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Inaugurada nesta quarta-feira, 2, a exposição Di Cavalcanti, Muralista, como é intitulada, conta com 23 trabalhos produzidos pelo artista entre 1925 e 1976. As obras mostram as transformações do artista ao longo das décadas e ressaltam a brasilidade moderna de suas criações.
A mostra, com curadoria de Ivo Mesquita, reúne algumas das principais obras criadas por Di Cavalcanti, como os painéis ProBel Trabalhadores e Brasil em 4 fases, além da pintura Serenata e Devaneio, considerada o primeiro mural modernista brasileiro.
A exposição é estruturada em ordem cronológica e dividida entre dois momentos: 1925 a 1950 e 1950 a 1976. Além de apresentar a evolução das criações de Cavalcanti, a linha do tempo permite acompanhar o universo do pintor e entender da relação dele com os elementos cotidianos que norteavam suas obras, como operários, mulheres, pescadores e cenários de festa.
O artista, conhecido por pinturas com cores vibrantes e retratos de eventos do dia a dia, foi um dos principais representantes do modernismo brasileiro, ao lado de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. “Dono de uma alma brejeira, hedonista, é o trovador da mestiçagem, o pintor que dá visibilidade à vida dos invisíveis, à força de trabalho suburbana na base da sempre desigual sociedade brasileira”, comenta Ivo Mesquita.
A exposição seguirá em exibição até o dia 17 de outubro. A mostra pode ser visitada gratuitamente entre terça-feira e domingo, das 12h às 17h. No link, confira mais informações sobre o evento.
Adicione Comentário