ESPAÇO DO LEITOR

Munícipe denuncia invasão de área de proteção ambiental ao lado do Parque do Jaraguá

Publicado em 01/09/2022 às 11h20

por Redação

A FN recebeu uma grave denúncia de nosso leitor, cujo nome será mantido em sigilo. Segundo o munícipe, uma área de proteção ambiental localizada na Avenida Chica Luiza, ao lado do Parque Estadual do Jaraguá, está sendo invadida. Além de queimadas, várias árvores foram e continuam sendo cortadas. “Muito se fala sobre desmatamento na Amazônia, porém, em plena cidade de São Paulo, ao lado de um importante parque que é o Pico do Jaraguá, estamos vivenciando essa situação.” Confira o relato na íntegra e o posicionamento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana sobre o caso:

Área invadida

A área em questão, ao que parece, foi invadida. O local era da Bombril. A entrada é pela Avenida Chica Luiza, número 1137. Tem um portão e uma guarita, dando acesso a uma rua que se estende por, aproximadamente, um quilômetro, dentro da mata. Tem outro portão na Avenida Chica Luiza com om número 1161. Ao que parece, vão querer abrir uma rua. Foram feitas várias denúncias para a Polícia Militar Ambiental e GCM Ambiental, pois várias árvores foram e continuam sendo cortadas. Estão usando atualmente serra elétrica para não fazer muito barulho. Também fazem queimadas constantemente para acelerar o processo de desmatamento. Outras denúncias foram por estarem fazendo movimentação de terra, abrindo ruas no interior da floresta. Ressaltando que o local fica ao lado do Parque Estadual do Jaraguá. É área de proteção ambiental, com vegetação abundante e muitos animais. Como disse, vários órgãos receberam as denúncias. Porém, o problema continua e várias construções estão sendo edificadas. Muito se fala sobre desmatamento na Amazônia, porém, em plena cidade de São Paulo, ao lado de um importante parque e símbolo que é o Pico do Jaraguá, estamos vivenciando essa situação.

RESPOSTA

Assessoria de Imprensa Secretaria Municipal de Segurança Urbana

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa por intermédio da Guarda Civil Metropolitana que a área citada, pertence ao INCRA, todavia, são realizadas rondas periódicas pelas equipes da GCM ambiental e, caso se deparem com alguma irregularidade, são adotadas as medidas pertinentes. A GCM, ainda presta apoio nas ações da Prefeitura e demais órgãos sempre que solicitada, a fim de garantir a segurança dos agentes públicos e viabilizar os serviços municipais.  Uma equipe da Guarda Civil Metropolitana da Ambiental, no mês de junho deste ano, atendeu no local citado, uma ocorrência de movimentação irregular de terra, em que um homem foi conduzido a presença da autoridade policial, da 2ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigação Sobre Crimes Ambientais, sendo lavrado o Boletim de Ocorrência.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)