GASTRONOMIA

Aconchegante restaurante na Lapa se inspira em petisco italiano para concurso

Azeitonas recheadas e queijo coalho à milanesa representa a mistura entre Brasil e Itália

Publicado às 11h

Por Gabriel Cabral

O concurso Comida di Buteco 2018 já começou e oferece a todos os famintos paulistanos opções de petiscos incríveis para curtir na mesa em meio a um bom papo. No charmoso Beijú de Tapioca, na Lapa, com ambiente rústico repleto de artes por todos os lados, do chão ao teto, o prato da vez é o Oliva Palito, que traz inspirações italianas e brasileiras em sua composição, com azeitonas recheadas de carnes mistas, empanadas e fritas, acompanhadas de cubos de queijo coalho à milanesa, molhos de mel e picante.

Claudia Cassiano foi a cozinheira responsável pela criação do petisco. “O Comida di Buteco presa pela comida de raiz, o que você resgata dos seus antepassados, das memórias de infância”, disse. Segundo ela, o Oliva Palito surgiu de uma experiência trazida durante buscas de documentos de seu bisavô, um grande cozinheiro. Seu avô também cozinhava e trazia muitos alimentos para a casa. Ele e a sua esposa sempre cozinharam e Claudia, ainda pequena, já olhava e acompanhava o casal durante a preparação dos pratos que preenchiam as refeições da família.

As experiências da cozinheira foram ainda maiores quando, já adulta, ela viajou para a Calábria, cidade italiana raiz da família. “Fiquei quase um ano na Calábria e busquei documentos do meu avô (…) e fui para dentro das aldeias, fora dos pontos turísticos, porque eu queria conhecer o povo e os sabores das comidas de lá”, disse, “quando cheguei na Calábria vi a azeitona recheada e isso não me saiu da mente e essa foi a oportunidade de resgatar o prato”.

A brasilidade do Oliva Palito está em dois pontos. Primeiramente no recheio da azeitona, onde Claudia aposta em uma mistura de carnes bovinas e suínas desfiadas e bem temperadas. O segundo destaque é para o queijo coalho à milanesa. Os molhos também foram decididos com sabedoria. O de mel, por harmonizar bem com o prato, e de pimenta, já que o alimento faz parte do DNA do Beijú de Tapioca. “As pessoas gostam muito de nossas pimentas, porque somos nós quem realmente fazemos. São pimentas saborosas e fortes, que agradam as pessoas”, contou.

Quem vai perder este petisco cheio de tradição, história e criatividade?

Comida de Buteco 2018: Beijú de Tapioca

Quando: o concurso vai de 13 de abril a 13 de maio
Quanto: o Oliva Palito custa R$25
Onde: Rua Coriolano, 1160 – Vila Romana

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • back duo
  • trio xxi
  • decisive
  • boyau
  • Jerusalem's chimera
  • Jorg
  • Ulli
  • Inglorious
  • Campidoglio