REGIONAL

Ações de zeladoria registram queda no primeiro ano da gestão de Doria

Em 2017, varrição, volume de sujeira recolhido e gasto com a manutenção de corredores e faixas de ônibus foram menores do que em 2016.

Publicado às 9h
Portal G1 

As ações de zeladoria da cidade, que compreendem serviços de limpeza e manutenção registraram queda em 2017, primeiro ano da gestão de Joao Doria (PSDB).

De janeiro a outubro do ano passado, a varrição teve redução de 9% em relação ao mesmo período de 2016. Houve diminuição do volume de sujeira recolhida nas ruas – caiu de oito para cerca de sete toneladas por mês.

O gasto na manutenção de corredores e faixas de ônibus também foi menor. Uma queda de 40%.

Em novembro de 2017, a Prefeitura anunciou um investimento de R$ 350 milhões com asfalto. R$ 200 milhões saíram do fundo de multas. Esse dinheiro será usado nos corredores e também nas ruas mais esburacadas da cidade.

A Avenida Marechal Tito, na Zona Leste, já foi contemplada. Pelas regras do novo programa de recapeamento, o asfalto tem que durar pelo menos oito anos. Mas um mês depois do serviço, a avenida não está tão lisinha assim.

“Na realidade tinha que ser melhor né? A gente já paga um IPVA altíssimo, tanta coisa que a gente paga por mês de imposto, é multa, e eles fazem um serviço desse jeito aí”, afirma Antonio Pereira de Oliveira, instalador de câmera.

Histórico

A Avenida Nove de Julho foi a primeira a receber um mutirão do cidade linda logo no segundo dia de mandato. Mais de mil funcionários da Prefeitura recolheram lixo, taparam buracos, consertaram calçadas e fizeram a poda de árvores. O prefeito até vestiu uniforme de gari para acompanhar tudo.

O Cidade Linda funciona em esquema de mutirão. Reúne trabalhadores de várias secretarias que dão uma geral em tudo: na limpeza das ruas, das calçadas, dos pontos de ônibus, das praças.

Pelo menos três delas foram revitalizadas com a ajuda da iniciativa privada: a Cidade de Milão, na Zona Sul, a Praça do Imigrante Italiano, na Zona Oeste e, mais recentemente, a Ramos de Azevedo, no Centro.

O Chafariz da Nove de Julho voltou a funcionar. As pichações da ponte estaiada foram removidas. Mas também teve polêmica quando a Prefeitura apagou o paredão de grafite da Avenida 23 de Maio.

Meses depois, no mesmo lugar, a atual gestão inaugurou seis quilômetros de jardins verticais.

Foram 52 edições do programa em 2017, sempre em locais diferentes. Mas como aconteceu na nove de julho, aqui na cruzeiro do sul, na zona norte, muita gente nem notou os resultados do mutirão feito em março.

Ultrafarma

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Cecy
  • Des ongles
  • Des mains
  • Shaking tree (detail)
  • Bagarre
  • Jonas
  • Düden
  • Lisa
  • Circé du soir au matin