Publicado em 26/02, às 10h30
Por Priscila Perez
Representando a Pompeia no sambódromo, a Águia de Ouro conquistou seu primeiro título no carnaval de São Paulo. Com 259,9 pontos, a escola de samba superou a Mancha Verde, vencedora de 2019, por apenas um décimo – gabaritando seis dos nove quesitos em disputa (samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegoria e bateria).
A campeã deste ano falou sobre o poder da educação como agente transformador, com destaque para o educador Paulo Freire. No Anhembi, a Águia de Ouro narrou a evolução do conhecimento humano, desde a invenção da roda até o desenrolar de tragédias como a bomba de Hiroshima (um carro trazia um cogumelo atômico feito de lã de aço). “Eu não sei o que estou sentido, estou muito feliz. A comunidade da Pompeia aguarda por esse título há 43 anos”, comemorou Juca, mestre de bateria da Águia.
A campeã do carnaval 2020 foi fundada por Gilson Carriuolo Antonio, Valdemar (Maíco) e José Luiz (Bolão) em 1976. O trio pulava carnaval na cidade de Tietê junto com integrantes do famoso Faísca de Ouro (time de várzea). Para se ter ideia, cada vitória do time resultava em muito samba na Vila Anglo. A experiência no interior paulista serviu de inspiração para a criação de uma escola de samba em solo paulista. Foi aí que nasceu a Águia de Ouro, no coração da Pompeia.
Adicione Comentário