Publicado em 05/05/2022 às 9h10
por Redação
Com um extenso histórico de furtos registrados no ano passado, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Manoel Preto, na Freguesia do Ó, segue como alvo de criminosos em 2022, mesmo estando localizada a 250 metros de uma base da Polícia Militar.
Por conta das recentes invasões à unidade, que foi furtada nove vezes só neste ano, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal, por meio de um requerimento de autoria do vereador Eliseu Gabriel, pretende cobrar esclarecimentos da Prefeitura de São Paulo sobre a falta de segurança nas escolas, tendo em vista o número crescente de furtos e roubos na rede municipal. “Na Comissão de Educação de hoje, ressaltei a necessidade de estabelecermos e colocarmos em prática políticas públicas que atendam às necessidades das unidades escolares na questão de vigilância e segurança.” Segundo o parlamentar, o problema de segurança causa prejuízos administrativos e educacionais.
A EMEF Jairo Ramos, em Pirituba, também é alvo frequente de furtos e vandalismo. Nas invasões, os criminosos levam desde torneias até eletrodomésticos. No ano passado, a FN recebeu um relato sobre os ataques recorrentes que a escola sofreu ao longo do ano. Segundo o leitor, que preferiu não se identificar, nas duas últimas ocorrências, a unidade teve os disjuntores da caixa de relógio roubados, além de portas e janelas quebradas. “No começo do ano, também entraram na EMEF e roubaram computadores, impressoras, telefones, além de levarem as lâmpadas externas e as tampas dos ralos, que são de ferro. Já foi solicitada a presença de vigia noturno ou guarda da GCM.”
Vigilância e segurança
No requerimento, Eliseu solicita esclarecimentos do Executivo sobre como está sendo feito o serviço de vigilância nas escolas e CEUs (Centros Educacionais Unificados), das ações efetivas de curto, médio e longo prazo para coibir furtos e roubos e ainda questiona se existe o contrato de vigilância para todas as escolas municipais da rede de ensino. “Não podemos mais admitir vandalismos nas escolas”, disse o vereador em suas redes sociais.
Adicione Comentário