Publicado às 12h
Por Priscila Perez
Ligar a Lapa ao ABC pelo Metrô parece um sonho distante. Mas a futura Linha 20-Rosa ganhou um aliado para tirá-la do papel: uma emenda parlamentar vinculada ao Plano Plurianual do Governo de São Paulo (2020-2023). A deputada estadual Carla Morando (PSDB) acrescentou o ramal ao programa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos que trata da Expansão, Modernização e Operação do Transporte Metropolitano. A iniciativa foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 13 de setembro, conforme imagem abaixo.
Segundo ela, a inclusão da emenda dentro do PPA “é oportuna e necessária para assegurar a viabilidade dos recursos para que o projeto seja implantado logo em sequência à conclusão dos estudos”. Aqui, a parlamentar se refere ao estudo funcional da Linha 20-Rosa, que inclui estudo da obra, cronograma e número de estações, para o qual já estariam reservados R$ 20 milhões em 2020. Atualmente, o projeto da deputada se encontra na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Se aprovado, será encaminhado para votação em plenário.
O novo ramal deverá beneficiar cerca de 400 mil passageiros.
Projeto em vista
O governador João Doria chegou a afirmar que realizaria a contratação do projeto da Linha 20-Rosa do Metrô. Aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias autoriza a realização da contratação dos projetos para a nova linha, que interligará o bairro de Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, à Lapa. O Metrô, após o anúncio de João Doria, ainda se prepara para dar início à licitação para contratar o projeto do ramal. Ou seja, não há data.
O que é PPA?
O PPA é uma lei que define as diretrizes e os objetivos estratégicos de governo e os programas governamentais, com recursos, indicadores e metas para cada área de atuação para um período de quatro anos, a vigorar a partir do segundo ano do governo eleito.
Acompanhe a tramitação na Alesp.
Adicione Comentário