Publicado em 11/09/2023 às 9h
por Redação
Uma escola no Alto da Lapa está fazendo a diferença na vida de se seus pequenos alunos ao ouvir suas demandas e incorporá-las no dia a dia. Trata-se da EMEI Dona Leopoldina, escola municipal de educação infantil que atende crianças de quatro a seis anos de idade. Por lá, um princípio é levado muito a sério pelos professores: a escuta ativa.
Conselho mirim e escolhas
Sob o preceito da autonomia infantil, os alunos são encorajados a tomar decisões e a participar de debates sobre suas escolhas através de um conselho mirim. O objetivo é permitir que eles contribuam para a melhoria da escola, compartilhando suas ideias sobre como os espaços são usados e o conteúdo ensinado. Os estudantes têm a oportunidade de selecionar as histórias que serão contadas, as atividades a serem realizadas e até mesmo o cardápio do intervalo (com direito a um minibuffet). Além disso, a escola mantém uma horta para que as crianças compreendam o processo que vai desde o cultivo até a refeição no refeitório, passando pelo preparo dos alimentos na cozinha.
Esse projeto, centrado no diálogo com as crianças, está em vigor há mais de uma década e serve de exemplo inspirador para outras escolas da rede municipal. Se mais instituições seguissem o modelo da EMEI Dona Leopoldina, a educação das nossas crianças seria muito melhor.
Adicione Comentário